O Projeto de Lei 1519/24, já aprovado pelo Senado, prevê que as instituições de educação superior criem ações para promover o ingresso de pessoas idosas em cursos de graduação. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados.
A proposta apresentada pela ex-senadora Janaína Farias (CE) altera o Estatuto da Pessoa Idosa . A mudança determina que as instituições de ensino superior deverão propor e desenvolver as ações de incentivo.
Na justificativa, a ex-senadora defende a ampliação do acesso à educação para essa parcela da população. “O Brasil possui um contingente de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 15,8% da população”, disse.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pelos deputados e pelos senadores. Como já passou pelo Senado, se não for alterado na Câmara, seguirá para sanção presidencial.
Câmara Eleita presidente da Comissão de Cultura, Carol Dartora defende valorização dos profissionais do setor
Câmara Nova presidente da Comissão de Direitos Humanos, Alice Portugal vai priorizar combate ao feminicídio
Câmara Comissão de Comunicação elege Maria Rosas como nova presidente
Câmara Luiz Nishimori é eleito para presidir a Comissão de Agricultura da Câmara
Câmara Saulo Pedroso é eleito presidente da Comissão do Esporte
Câmara Rollemberg é o novo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 24°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuva