O grupo de Trabalho G-06 do Navegue Simples se reuniu nesta segunda-feira (14), na sede do Instituto Brasileiro de Infraestrutura, para discutir respostas intersetoriais a temas como enfrentamento à emergência climática e inovação dentro do programa. O encontro foi coordenado de forma conjunta pelos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq).
Os integrantes foram divididos em seis grupos para garantir o amplo debate de cada tema e a participação do setor privado nas discussões. Os GTs buscam apresentar soluções para a melhoria do fluxo processual em relação a terminais privados, licenciamento ambiental em portos e instalações portuárias, utilização de áreas da União para projetos portuários fora do porto público e simplificação e desburocratização de processos de arrendamento de áreas em Portos Organizados.
As soluções também giram em torno da adaptação às mudanças climáticas e inovação no ambiente portuário, o fomento à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação (PD&I) e o fortalecimento institucional dos portos públicos brasileiros.
Os esforços dos grupos de trabalho farão parte de um conjunto de políticas, que contribuirão para melhorias operacionais, econômicas, sociais e ambientais no setor portuário, conforme explica o diretor de Programas da Secretaria-Executiva do MPOR, Tetsu Keiko. “Os próximos passos serão consolidar essas contribuições, elaborarmos um plano em que vamos definir essa política, fazer uma tomada de subsídios e abrir para a sociedade por pelo menos 30 dias e com isso construirmos uma proposta escrita de uma portaria de Política de Inovação.”
As contribuições trazidas dos Grupos de Trabalho serão apresentadas, em 30 de setembro, no Ministério de Portos e Aeroportos
Nesta etapa, o grupo contou com a participação de representantes da Presidência da República, do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Navegue Simples
O Programa Navegue Simples busca reduzir a burocracia nos processos de navegação, eliminando etapas desnecessárias e garantindo que a tramitação documental ocorra de forma mais eficiente. O programa promove a digitalização e integração dos sistemas portuários, para permitir que informações sejam compartilhadas de maneira centralizada entre diferentes órgãos e operadores do setor.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de carros neste fim de ano
São Paulo Veja como vai funcionar os canais de atendimento dos serviços de saneamento em SP no fim de ano
São Paulo São José dos Campos conquista o hepta dos Jogos Abertos do Interior
São Paulo BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
São Paulo Centro Paula Souza inclui 34 cursos inéditos nas Etecs e Fatecs entre 2023 e 2025
São Paulo Casa Paulista realiza o sonho da casa própria para 284 famílias em Pirassununga com subsídios estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado