As experiências guiadas em estádios de futebol de São Paulo, a visita a museus temáticos e monumentos relacionados ao mundo da bola bateram recorde de visitação no primeiro semestre deste ano, movimentando o turismo esportivo em destinos do litoral, interior e capital paulista. Foram mais de 200 mil pessoas registradas em visitas guiadas e atrações ligadas aos clubes Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, apenas no primeiro semestre deste ano.
Com a popularidade do Mundial de Clubes e às vésperas do Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de julho, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) destaca os atrativos das Rotas do Futebol SP, uma publicação com mais de 50 atrações relacionadas ao esporte mais popular do país. “São Paulo é o lar de clubes que marcaram gerações, berço de histórias que se confundem com a própria essência do futebol brasileiro”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Apenas o Museu Pelé, em Santos, recebeu 88 mil visitantes este semestre, a maior de outros municípios e estados brasileiros, incluindo turistas estrangeiros, interessados também na gastronomia caiçara, na cultura e nas belezas naturais da Baixada Santista. O espaço transporta o público para a vida do maior ídolo do futebol brasileiro, contando a trajetória e curiosidades do rei, com destaque para um espaço que reproduz a Barbearia do Didi, frequentada na época por Pelé. As visitas guiadas na Vila Belmiro, também em Santos, receberam um público de cerca de 40 mil pessoas no primeiro semestre.
O “Tour Casa do Povo”, na Neoquímica Arena, do Corinthians, dobrou o número de visitas guiadas (27,7 mil) nos primeiros seis meses do ano, se comparado aos seis primeiros meses de 2024, incluindo experiências com ídolos do clube, como Cristian Baroni. O Morumbis, do São Paulo, bateu 31.500 visitas no semestre levando o torcedor para áreas exclusivas do estádio e o Allianz Parque, do Palmeiras, soma, em média, cinco mil visitantes por mês, com atividades interativas, além de visita à sala de troféus, sendo apenas 20% a 30% torcedores do clube.

Alguns estádios do interior também se destacam com as visitas guiadas, como o Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani, em Campinas; e a Fonte Luminosa, da Ferroviária, em Araraquara, cada um deles oferecendo uma perspectiva única da cultura e tradição da cidade. O futebol desembarcou em São Paulo com Charles Miller em 1894, época em que o ex-jogador de futebol brasileiro voltou ao Brasil, vindo da Inglaterra, com uma bola e o livro de regras do esporte, passando a organizar partidas na várzea paulistana.
Geral Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de carros neste fim de ano
São Paulo Veja como vai funcionar os canais de atendimento dos serviços de saneamento em SP no fim de ano
São Paulo São José dos Campos conquista o hepta dos Jogos Abertos do Interior
São Paulo BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
São Paulo Centro Paula Souza inclui 34 cursos inéditos nas Etecs e Fatecs entre 2023 e 2025
São Paulo Casa Paulista realiza o sonho da casa própria para 284 famílias em Pirassununga com subsídios estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado