A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), através da Defesa Agropecuária, informa que foi constatado o primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma criação de subsistência. Todas as medidas sanitárias foram tomadas pelas autoridades competentes. Não há risco à população e o consumo de carne de aves e ovos permanece seguro.
O foco positivo, confirmado na sexta-feira, dia 11 de julho pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), envolveu duas galinhas que viviam em uma propriedade particular próxima a Parelheiros na Grande São Paulo. No sábado, 12 de julho, equipes da Defesa Agropecuária estiveram no local e realizaram a depopulação a partir de sacrifício sanitário em 10 aves restantes que conviviam com as aves positivadas. “A atuação contou ainda com descarte apropriado das aves e desinfecção do local”, explica Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).
No entorno da propriedade não existem estabelecimentos avícolas comerciais e a Defesa Agropecuária inicia a partir desta segunda-feira, dia 14 de julho, ações de vigilância ativa a fim de detectar possíveis sinais clínicos em propriedades vizinhas em um raio de 10 km.
Mesmo tendo sido detectada em uma criação de subsistência, o foco não altera o status sanitário de São Paulo e do Brasil perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Ave Ornamental
Também na sexta-feira (11), foi confirmado, desta vez em Sorocaba, foco positivo de IAAP em um peru localizado dentro de um condomínio onde convivem cerca de 200 aves. A Defesa Agropecuária esteve no local e realizou o abate sanitário das aves que haviam tido contato com a ave acometida pelo vírus.
Nesta segunda-feira (14), equipes estarão de volta ao local para dar sequência aos trabalhos de vigilância. Em ação de educação sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou comunicação direcionada aos condôminos quanto as orientações necessárias para evitar o contato de humanos com aves suspeitas e a Defesa Agropecuária realizou orientação para que os moradores fiquem alertas para o surgimento de sinais clínicos como tremores na cabeça e no corpo, dificuldade respiratória, coriza nasal e/ ou espirros, falta de resposta à tentativa de apanha, asas caídas, torção de cabeça e pescoço; incoordenação e perda de equilíbrio e andar em círculos.
Plano de Contingência
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que acompanha, em conjunto com as secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA), e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil), o cenário da gripe aviária no estado de São Paulo. A Pasta, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), elaborou um Plano de Contingência para coordenar ações para o enfrentamento em casos de influenza aviária em humanos, além de realizar a investigação e monitoramento dos pacientes que tiverem contato com as aves contaminadas. O Estado de São Paulo não registrou, até o momento, nenhum caso da doença em humanos.
Geral Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de carros neste fim de ano
São Paulo Veja como vai funcionar os canais de atendimento dos serviços de saneamento em SP no fim de ano
São Paulo São José dos Campos conquista o hepta dos Jogos Abertos do Interior
São Paulo BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
São Paulo Centro Paula Souza inclui 34 cursos inéditos nas Etecs e Fatecs entre 2023 e 2025
São Paulo Casa Paulista realiza o sonho da casa própria para 284 famílias em Pirassununga com subsídios estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado