O Governo de São Paulo vai implantar, a partir de 2026, a tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou “reconhecimento óptico de caracteres”) como apoio à produção de redações na rede estadual de ensino. A ferramenta de inteligência artificial permitirá a digitalização de textos manuscritos, convertendo a escrita cursiva dos estudantes em conteúdo digital.
Com o uso do OCR, professores poderão fotografar as redações escritas à mão, e o sistema fará automaticamente a conversão do texto, agilizando o processo de leitura, correção e devolutiva pedagógica. A tecnologia tem como objetivo otimizar o trabalho docente e fortalecer o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
LEIA MAIS: BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
O recurso foi testado em projeto-piloto no segundo semestre de 2025, envolvendo 79,8 mil estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 115 escolas da capital e da região metropolitana. A partir de 2026, a funcionalidade será ampliada para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Reconhecimento internacional
As atividades desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual na plataforma Redação Paulista também ganharam destaque internacional. A iniciativa foi apresentada durante a abertura do Microsoft Ignite, principal conferência anual de tecnologia da Microsoft, realizada em novembro.
Na ocasião, Judson Althoff, CEO da Divisão Comercial da Microsoft, exibiu um vídeo que mostrou a rotina pedagógica da Escola Estadual Marechal Carlos Machado Bitencourt, em Guarulhos, e o uso da plataforma Redação Paulista no apoio à produção e à correção de textos nas aulas de língua portuguesa.
LEIA MAIS: Obras do Centro Paula Souza totalizam R$ 275,3 milhões entre 2023 e 2025
A apresentação destacou o uso de assistentes de correção virtual com inteligência artificial, implantados pela Seduc-SP para apoiar o trabalho dos professores e ampliar o número de produções textuais dos estudantes. A experiência da rede paulista foi reconhecida como exemplo de aplicação de tecnologia educacional em larga escala no ensino público.
São Paulo Bom Prato serve mais de 30 milhões de refeições, entrega novas unidades e tem 95% de avaliação ótima em pesquisa de satisfação
São Paulo Em 2025, Transferência Digital de Veículos do Detran-SP ultrapassa 100 mil negociações
São Paulo SP amplia atuação na agenda global de biodiversidade e clima
Geral Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
São Paulo Rodoanel Norte vai tirar 18 mil caminhões diariamente de circulação da cidade de São Paulo
Geral Mulheres veem no Natal a data para deixar a saudade e unir a família Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 34°
ChuvaMín. 18° Máx. 34°
Chuva