A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, oficializou nesta segunda-feira (08/12) a parceria com a Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo) para implantação de logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas no município. A prefeita Mara Bertaiolli assinou o termo de permissão de uso de uma área de 1,6 mil m² na Vila São Francisco para a instalação do posto permanente.
O terreno será cedido pela Prefeitura por dez anos. Com a formalização do termo, a Adiaesp iniciará o processo de licenciamento ambiental e os trâmites para o início das obras, previstos para 2026. A futura unidade substituirá o posto atualmente em operação em Biritiba Mirim, que será desativado, mantendo o serviço essencial de recebimento das embalagens para produtores da região.
“Estamos construindo um novo capítulo para a agricultura do Alto Tietê. Mogi das Cruzes fomenta o processo de logística reversa e práticas que protegem o meio ambiente, o produtor e a população”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, classificou a medida como histórica e relevante para o meio ambiente e o apoio aos produtores locais. Segundo ele, a instalação do posto em Mogi reduzirá deslocamentos e garantirá descarte seguro das embalagens, um resíduo sensível do setor agrícola.
Renato Abdo também destacou ações conjuntas realizadas neste ano: coletas itinerantes promovidas em parceria com a Adiaesp em março (Pindorama) e novembro (Biritiba Ussu), que totalizaram 2,2 toneladas de embalagens recolhidas.
“Ter um posto em Mogi é mais do que uma conquista: é a garantia de que nossos produtores poderão descartar corretamente suas embalagens, com segurança e sem longos deslocamentos”, afirmou Renato Abdo.
Para a secretária-adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar, Mariana Fraga, a chegada do posto beneficia toda a cadeia produtiva do Alto Tietê, garantindo manejo correto de resíduos e fortalecendo a responsabilidade ambiental dos produtores.
O engenheiro ambiental e supervisor operacional da Adiaesp, Pedro Amadeu, explicou que a entidade prevê iniciar a construção em 2026, após o licenciamento ambiental. “Mogi reúne todas as condições técnicas e estratégicas que buscamos. Com este posto, vamos garantir atendimento contínuo e eficiente aos produtores da região”, disse.
A Adiaesp é responsável pela gestão da logística reversa de embalagens de defensivos na região e opera como elo entre distribuidores, revendas e produtores. A entidade mantém 12 postos de recebimento e 3 centrais no Estado, atendendo mais de 150 cidades e realizando mais de 10 mil atendimentos anuais.
O evento contou com a presença de representantes do setor agrícola e de diversos setores da administração municipal, além de lideranças regionais e associações de produtores. Entre os participantes estavam representantes do Condemat, do Sindicato Rural e secretarias municipais, reafirmando o caráter regional da iniciativa.
Sabesp Sabesp e Prefeitura atuarão de forma integrada em plano de segurança das represas Jundiaí e Taiaçupeba
Univesp Vestibular Univesp 2026 abre inscrições para mais de 130 vagas em Mogi das Cruzes
Largo da Feira Largo da Feira da Vila Nova Aparecida recebe serviços de melhorias e revitalização
Parque Nível dos lagos sobe e Parque Centenário tem trecho da pista de caminhada interditado
Oficinas Culturais Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficinas Culturais 2026
Academia do Jovem Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuva