O Plano Cicloviário e de Mobilidade Ativa de Suzano, desenvolvido durante a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, conquistou o 2º lugar em uma das categorias do “Prêmio Bicicleta Brasil”, iniciativa do governo federal que reconhece e valoriza projetos que incentivam o uso da bicicleta como modal de transporte urbano.
O prêmio, promovido pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, avalia propostas de quatro segmentos — sociedade civil, Poder Público, setor privado e instituições de ensino — seguindo diretrizes do Selo Bicicleta Brasil.
Anunciado em 14 de novembro, o ranking confirmou Suzano entre as 72 cidades contempladas com o Selo Bicicleta Brasil, após análise de mais de 500 propostas de todo o País. O reconhecimento reforça que o município possui uma cultura cicloviária em expansão e trabalha para reduzir a emissão de poluentes, promovendo melhorias na qualidade de vida.
Na categoria “Planejamento do Poder Público”, Suzano alcançou nota 8,96, obtendo avaliação máxima (100%) nos quesitos “abordagem sistêmica”, “planejamento” e “impacto estrutural”. O plano também superou 90% nos critérios “fomento à cultura da bicicleta”, “sustentabilidade”, “saúde e qualidade de vida” e “integração modal”.
Elaborado em parceria com a empresa TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos, o projeto prevê melhorias para estimular cada vez mais moradores a utilizarem a bicicleta não apenas para lazer, mas também como alternativa de deslocamento ao trabalho. O plano estabelece metas de adesão progressiva e expansão da malha cicloviária.
A proposta prevê que, em até cinco anos, 5% das viagens internas sejam realizadas de bicicleta, e que em dez anos esse percentual alcance 10%, contando com uma malha viária de até 150 quilômetros.
Além de conectar regiões ao centro da cidade, o plano prevê integração com a CPTM, por meio da Linha 11-Coral. Dessa ligação, será possível acessar a Rota Caminho do Sal e, posteriormente, a rodovia Caminho do Mar (SP-148). O projeto também sugere parceria com Poá para criação de um trajeto cicloviário que encurte distâncias para quem depende da bicicleta nessa região.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, destacou que o plano é parte de uma evolução do Plano Diretor (2017) e do Plano de Mobilidade Urbana (2019). “Chegou o momento de avançarmos para pensar os próximos dez, 20 e 30 anos. Queremos uma cidade mais humana e vamos executar todas as etapas necessárias para essa transformação”, afirmou.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, reforçou que o crescimento da infraestrutura cicloviária acompanha a demanda do trânsito suzanense. “A ampliação das vias para bicicletas responde ao aumento da circulação viária. Seguiremos avançando com novas conexões, sempre priorizando a segurança dos ciclistas”, declarou.
O prefeito Pedro Ishi celebrou o resultado e destacou os benefícios que a expansão trará à cidade: “O projeto facilita deslocamentos diários, amplia opções de lazer e cria novas rotas turísticas. O Prêmio Bicicleta Brasil reconheceu as virtudes dessa proposta e colocou Suzano entre os melhores exemplos do País.”
ARMANDO DE RÉ TEATRO ARMANDO DE RÉ RECEBE CANTATA DE NATAL GLORIOSO
GCM GCM DE SUZANO INICIA AÇÕES DA DIÁRIA ESPECIAL
POLO SUZANO REALIZA ÚLTIMA EDIÇÃO DO POLO DE EMPREGABILIDADE INCLUSIVA
ISTs CAMPANHA CONTRA ISTs EM SUZANO REALIZA 1.538 TESTES EM DEZ DIAS
PMAA PMAA realiza 1º Encontro com agricultores na Vila Ipelândia
Natal em Suzano Natal em Suzano reúne 4 mil pessoas na chegada do Papai Noel Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 18° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsas