Está na pauta do Plenário de quarta-feira (26) o projeto que prorroga até 31 de dezembro de 2030 os benefícios tributários para taxas de fiscalização e contribuições relacionadas a estações de telecomunicações ( PL 4.635/2024 ).
Do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), o projeto prorroga benefícios tributários para os chamados equipamentos inteligentes, mecanismos de comunicação pela internet de aparelhos domésticos e máquinas industriais, tecnologia também conhecida como internet das coisas. Segundo o autor, a prorrogação do benefício servirá de incentivo ao mercado, garantindo empregos e aquecendo a economia.
Pela legislação atual ( Lei 14.173, de 2021 ), as empresas fabricantes desses equipamentos ficam isentas de diversas contribuições e taxas, como a de Fiscalização de Instalação e a de Funcionamento. As isenções, no entanto, só valem até o fim deste ano. Com o projeto, o benefício tributário seguirá valendo por mais cinco anos.
Também constam da pauta do Plenário dois projetos de acordos internacionais. Um deles trata do acordo entre o Brasil e a Eslovênia sobre a troca e a proteção mútua de informações classificadas ( PDL 309/2024 ). O outro é um acordo sobre comércio eletrônico do Mercosul ( PDL 395/2024 ).
Senado Federal Avança projeto que fixa preço máximo para energia de Itaipu
Senado Federal Medida Provisória libera R$ 190 milhões para fortalecer agricultura familiar
Senado Federal DataSenado: violência de gênero atinge 3,7 milhões de brasileiras
Senado Federal Lei que libera créditos para fundos regionais é sancionada
Senado Federal Confúcio Moura relata visita à cidade natal e destaca legado de Hagahús Araújo
Senado Federal Damares critica prisão de Bolsonaro e pede foco no Banco Master Mín. 15° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 25°
Parcialmente nublado