A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está com inscrições abertas para a seleção de professores com experiência em alfabetização e letramento matemático para atuar como tutores de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. No próximo ano letivo, o projeto será ampliado às 91 unidades regionais de ensino.
O processo seletivo é dividido em duas etapas. A primeira é a inscrição no portal Banco de Talentos . Até sexta-feira (28) docentes com inscrição ativa no processo de atribuição de classes e aulas 2026 – efetivos, não efetivos, contratados e candidatos à contratação – devem manifestar interesse no site. A segunda fase é a de entrevista nas unidades escolares, no período entre 3 e 12 de dezembro. A resolução completa está publicada no Diário Oficial do Estado na edição de 19 de novembro de 2025 .
A contratação desses profissionais, cuja jornada será de 13 horas semanais por componente (remuneração de acordo com categoria), levará em conta a formação prioritária acadêmica em pedagogia ou curso normal superior e experiência em alfabetização.
Os professores serão responsáveis pela tutoria de turmas multisseriadas de 10 a 15 estudantes com carga horária de três a quatro aulas semanais e presenciais ofertadas, preferencialmente, no mesmo turno das aulas regulares. Para isso, a Seduc-SP adotou um conjunto de materiais didáticos organizado em níveis e eixos com foco na recuperação de defasagens de aprendizado associadas à leitura, escrita e operações matemáticas.
“O projeto teve início no segundo semestre de 2024 em 200 unidades-piloto com baixo desempenho no Saresp [Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo] do ano anterior. Neste ano, ampliamos a 500 escolas e, agora, a proposta da Seduc-SP é levar a iniciativa a todas as 91 unidades de ensino regionais. Com a tutoria, os estudantes têm a chance de rever os conteúdos a partir de uma abordagem mais estratégica para a melhoria e recuperação da aprendizagem prevista a cada idade-série”, explica Renato Feder, secretário da Educação de São Paulo.
Os estudantes são selecionados após uma avaliação diagnóstica ofertada pela Seduc-SP. A avaliação identifica os níveis de aprendizagem dos alunos em cada uma das duas disciplinas e permite a enturmação de acordo com as necessidades dos estudantes.
São Paulo Em terceira transferência, SP repassa R$ 1,2 bilhão em ICMS para municípios paulistas
São Paulo Estação Brás recebe Feira do Consumidor nesta terça (25) e quarta (26)
São Paulo Governo de SP treina diretores da Federação Paulista de Futebol para receber pessoas com deficiência em estádios
São Paulo Jales consagra Taubaté e Rio Claro na Copinha de Handebol
São Paulo Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Geral Iphan vai deliberar sobre tombamento da sede do DOPS, no Rio Mín. 15° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 25°
Parcialmente nublado