O Procon-SP atenderá presencialmente consumidores com dúvidas ou com reclamações a fazer ao longo de toda a próxima semana, em função das promoções de Black Friday. Na Capital, interior e litoral, especialistas em defesa do consumidor vão orientar e registrar queixas especialmente em relação às promoções deste período, que se tornou um dos principais eventos de venda do setor varejista.
Procons municipais conveniados de pelo menos 80 cidades realizarão ações voltadas para a Black Friday. Entre elas, 67 estão compartilhando materiais do Procon-SP e dezenas terão atendimento e orientação presencial, como o de Santos, que estará em um shopping do bairro Gonzaga, nos dias 25 e 26 (veja a relação completa abaixo).
LEIA MAIS: Black Friday: Procon-SP promove iniciativas para auxiliar consumidor que pretende comprar no período
Na Capital, especialistas do Procon-SP e do Procon Paulistano estarão na estação Brás do Metrô nos dias 25 e 26 de novembro, das 9:00 às 15:00, na ação “Estação Consumidor Consciente – Boas Compras de Metrô”; na estação da CPTM Tamanduateí, durante toda a semana de 24 a 28 de novembro, das 9:00 às 15:00, em parceria com a Secretaria dos
Transportes Metropolitanos.
Nas estações Santo Amaro (Linha 5 – Lilás), Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro (Linha 4-Amarela) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 8-Diamante), o atendimento será nos dias 26, 27 e 28, das 9:00 às 15:00, em parceria com a Artesp, ViaMobilidade e ViaQuatro. O Procon Móvel estará na avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, de 24 a 28 de
novembro, também entre 9:00 e 15:00.
No interior, as datas, horários e locais de atendimento com apoio dos Procons municipais, serão os seguintes:
O objetivo destas iniciativas é alertar os consumidores sobre o que deve ser observado em relação a este período de compras, conscientizá-los sobre os seus direitos, garantir um atendimento ágil e, deste modo, reduzir o índice de problemas.
[Post Instagram]
Atalho para reclamações
Como muitas promoções já estão ocorrendo, o Procon-SP criou um atalho na página de registro das reclamações do site do Procon-SP, para direcionar as demandas específicas de Black Friday e possibilitar o tratamento mais diligente desses casos.
Pesquisa inédita
Pela primeira vez a área de estudos e pesquisas do Procon-SP está fazendo uma consulta sobre o comportamento dos consumidores em relação à forma de comprar. Intitulada “De Olho na Black Friday! O que pensam os consumidores sobre preços e promoções”. A ideia da iniciativa é identificar hábitos, percepções e sentimentos que influenciam o consumo, principalmente em um período de grande movimentação no varejo, ajudando a aprimorar as orientações e políticas públicas voltadas à defesa do consumidor.
Palestra virtual
Com o objetivo de orientar com mais detalhes os direitos do consumidor, será oferecida no dia 25, às 14:00, uma palestra virtual preparada pela equipe de educação para o consumo do Procon-SP. Inscrições para participar podem ser feitas até o dia 24/11 no site do Procon-SP .
Redes sociais
O consumidor também poderá acompanhar nas redes sociais do Procon-SP dicas e orientações sobre os principais aspectos que devem ser observados – como pesquisa de preços, checagem da empresa, cuidado com falsas ofertas – e o que fazer em caso de problemas.
Foi produzido um folder com estas orientações para distribuição nos postos de atendimento presenciais e compartilhados com os Procons Municipais conveniados, para que estas unidades locais de atendimento ao consumidor reforcem as informações no interior e litoral do Estado.
[Post Instagram]
Ações para os fornecedores
Iniciativas voltadas aos fornecedores também têm sido adotadas pelo Procon-SP para que o evento promocional aconteça de acordo com as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor.
Para as dez empresas com mais reclamações na edição 2024 da Black Friday, foram encaminhadas cartas de recomendação como forma de incentivar a adoção de medidas essenciais de preparação.
Práticas como oferecer informações objetivas e transparentes sobre as ofertas efetuadas no período da promoção; aplicar o desconto sobre o menor preço dos últimos 60 dias; divulgar, de forma ampla e antecipada, quais os meios de pagamento disponíveis; observar o direito de arrependimento; cumprir os prazos de entrega; implementar medidas para que o consumidor identifique tentativas de fraude; entre outras, foram recomendações reforçadas.
Fiscalização do varejo
Equipes de Fiscalização já estão monitorando sites de várias empresas para verificar os preços dos produtos mais procurados durante a data promocional, com o objetivo de identificar ofertas enganosas.
E, ao longo da semana em que acontece o evento, fiscais realizarão ações presenciais em lojas do varejo físico na Capital e em todas as regiões do estado, para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. As empresas que forem flagradas infringindo a legislação e desrespeitando os direitos dos consumidores, ficam sujeitas a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
[Post Instagram]
Cidades cujos Procons estarão com atividade presencial de orientação na semana da Black Friday:
Geral Remédios são levados para Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília
São Paulo Feirão Casa Paulista oferece R$ 7,7 milhões em subsídios para compra do primeiro imóvel em diferentes municípios do Estado
São Paulo Instituto Butantan abre inscrições para mestrado e doutorado em toxinologia; cursos ofertados são gratuitos
Geral Após 18 anos de luta, ocupação no centro do Rio é regularizada
São Paulo Protocolo Não Se Cale: conheça o sinal de socorro para mulheres vítimas de violência
São Paulo Instituto de Zootecnia de SP desenvolve tecnologia para aumento de rendimento do queijo Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 27°
ChuvaMín. 14° Máx. 21°
Chuva