A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) firmou um acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para fortalecer a mobilização de bares, restaurantes, cafés e estabelecimentos gastronômicos paulistas em prol de experiências mais humanas e inclusivas no atendimento a pessoas com deficiência. O documento, que descreve uma série de obrigações e responsabilidades entre as partes, serve de base para efetivar as atividades da campanha “Hospitalidade Acessível: inclusão para todos”, que será lançada durante a Virada Inclusiva 2025, entre os dias 1 a 7 de dezembro.
A parceria foi assinada pelo secretário Marcos da Costa e pelo presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, na última semana. Além de metas como a publicação de cartilhas e a publicização do selo “Hospitalidade Acessível”, o acordo abrange ainda formações voltadas para o atendimento ao público, para que a recepção ocorra de uma maneira acolhedora e respeitosa, facilitando a comunicação e o relacionamento, e a oferta de vagas para pessoas com deficiência no setor de bares e restaurantes, de modo a favorecer sua autonomia e protagonismo.
“Mais do que apenas adaptar estruturas físicas e a comunicação aos clientes, essas ações fazem parte de um movimento contínuo de valorização da diversidade e de garantia de direitos. Promover acessibilidade também significa abrir portas e receber os consumidores de uma maneira amigável e atenciosa, sendo agente de transformação de uma cadeia econômica mais justa e inclusiva, onde todos têm a oportunidade de viver experiências de convivência e lazer com igualdade”, destacou o secretário Marcos da Costa.
De acordo com a Abrasel, idealizadora da campanha, a proposta é construir uma nova cultura de hospitalidade baseada na empatia e no respeito, a partir de um conjunto de iniciativas de comunicação, educação e engajamento social, voltadas à promoção de um setor gastronômico mais justo, humano e representativo.
Os trabalhos devem ser iniciados após a assinatura do termo, com atividades pautadas por um plano de acessibilidade, apresentado em até 30 dias após o estabelecimento do acordo. Também está prevista a realização conjunta de webinars, workshops e oficinas técnicas temáticas para os associados, e o alinhamento com os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) em todo o estado de São Paulo, para a facilitar a divulgação e a contratação de pessoas com deficiência.
Geral CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas
Geral Caminhos da Reportagem analisa ação policial mais letal do país
São Paulo São Paulo registra queda de 10,6% nas mortes no trânsito em outubro
São Paulo Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambientais de SP está entre cientistas mais influentes do mundo pela quinta vez
São Paulo Governo de São Paulo usa dados de satélites para acelerar respostas ambientais e aprimorar planejamento territorial
São Paulo Time SP vai às Paralimpíadas Escolares com 302 atletas Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 29°
ChuvaMín. 12° Máx. 24°
Tempo limpo