O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Durante a campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, incentivando o cuidado integral com a saúde masculina.
“O principal mito em relação ao diagnóstico precoce do câncer de próstata está associado ao exame de toque retal. Muitos homens ainda acreditam que o procedimento interfere na masculinidade, mas, na realidade, o exame permite identificar cerca de 10% dos casos mais graves da doença, possibilitando um diagnóstico mais preciso e tratamento adequado”, afirma Sidney Glina, urologista da rede estadual.
O câncer de próstata afeta apenas homens idosos?
Mito. As estatísticas revelam que o câncer de próstata é mais comum em pessoas mais velhas, mas isso não isenta os homens de todas as idades. Assim, seja qual for a faixa etária, é preciso ter atenção aos fatores de risco e manter uma rotina de exames que permitam a detecção precoce da doença.
A atividade sexual aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata?
Mito. Alguns estudos mostraram que homens com vida sexual ativa e, portanto, ejaculações mais frequentes, tinham um risco menor de desenvolver a doença.
O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata?
Verdade. O sedentarismo e a obesidade estão associados a desequilíbrios metabólicos que podem provocar modificações moleculares envolvidas no surgimento da doença.
O exame de PSA pode substituir o exame de toque?
Mito. Os exames de rastreamento do câncer de próstata são complementares. Por isso, é muito importante que sejam feitos os dois.
O câncer de próstata causa impotência sexual?
Mito. O câncer de próstata pode causar impotência sexual, porém não é uma condição comum. A impotência sexual é multifatorial e o risco de o homem com câncer de próstata desenvolvê-la precisa ser analisada de forma individualizada. Porém, quando falamos nas formas de tratamento do câncer de próstata, essas podem, sim, afetar negativamente a potência sexual.
O câncer de próstata não mata.
Mito. Uma vez retardado o diagnóstico e não tratado adequadamente, as chances do homem morrer pelo câncer de próstata podem ultrapassar os 70%.
A alimentação pode influenciar no desenvolvimento da doença?
Verdade. Dietas ricas em gorduras saturadas e carnes processadas podem aumentar o risco de câncer. Por outro lado, uma alimentação rica em frutas, vegetais e peixes pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver a doença.
Algumas profissões favorecem o surgimento de câncer de prostata?
Verdade. Profissionais que se expõe com frequência a componentes químicos, como arsênio, produtos de petróleo, fuligem, entre outros, têm o risco aumentado de desenvolver câncer de próstata.
Quem tem câncer de próstata sente dor ao urinar?
Mito. O paciente com câncer de próstata, na sua maioria das vezes, não apresenta queixa de sintomas.
Não há como prevenir a doença.
Mito. Embora seja influenciada por questões genéticas, é possível prevenir o câncer de próstata a partir da adoção de hábitos saudáveis e conscientes. Algumas estratégias possíveis incluem manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, realizar exames de rastreamento regularmente, e evitar fatores de risco como tabagismo e consumo excessivo de álcool.
A atividade física regular tem um papel relevante na prevenção e no tratamento?
Verdade. A prática regular de atividade física pode atuar de forma protetora e tem se mostrado um fator importante na prevenção do câncer de próstata, por conta de seus efeitos benéficos, como a prevenção da obesidade, o fortalecimento do sistema imunológico, a modulação dos níveis hormonais e a redução do estresse.
Geral Dinossauros viveram na Amazônia, descobrem pesquisadores de Roraima
São Paulo Circuito Rodas & Pedais toma as ruas de Fernandópolis em dezembro
Geral Hoje é Dia destaca consciência negra, trânsito e Rachel de Queiroz
São Paulo Polícia Civil de SP prende 10 e desarticula esquema de falsificação de bebidas em Itu
São Paulo Governo de SP forma mais de 550 alunos do Caminho da Capacitação na região de São José do Rio Preto
São Paulo Plantio de 30 mil árvores pela CDHU reforça contribuição de São Paulo às metas globais de sustentabilidade Mín. 16° Máx. 20°
Mín. 15° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsas