Golpes de leilões virtuais, falsas centrais bancárias, advogados fictícios e até agenciamento de modelos. Dezenas de modalidades criminosas foram identificadas pelos investigadores da operação Cyberconnect, que chegou à quinta fase nesta quinta-feira (13) em vários municípios de São Paulo e em outros quatro estados da Federação.
A Polícia Civil está dando cumprimento a 81 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso. Até o momento, seis homens e duas mulheres foram presos.
“Esses presos exercem liderança no esquema criminoso. Então interligados em blocos, mas nem todos se relacionam. Ou seja, alguns integram as mesmas células, mas outros não possuem qualquer vínculo”, explica Everson Aparecido Contelli, delegado da Delegacia Seccional de São José do Rio Preto, que coordena a operação.
O bando já era investigado há seis meses por golpes aplicados em Rio Preto, lesando centenas de vítimas. A Polícia Civil estima que o prejuízo ultrapassou a faixa de R$ 3 milhões.
Em São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos na capital paulista, Grande São Paulo e no interior do estado. As ordens de prisão foram expedidas para as cidades de Rio Preto, Catanduva e Novo Horizonte.
Durante a operação já foram apreendidos 57 celulares, 16 notebooks, seis pen-drives, dois veículos e mais e 700 produtos comprados mediante fraude, como suplementos alimentares.
Os detidos responderão por crimes de estelionato digital, furto mediante fraude, extorsão, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A 5ª fase da operação Cyberconnect, coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) 5, de São José do Rio Preto, contou com apoio de diversos departamentos da polícia de São Paulo, além das polícias civis dos estados envolvidos na ação.
A ação integrada e de inteligência de combate a células de organizações criminosas no mundo digital já prendeu 132 suspeitos, além de bloquear 132 celulares e derrubar 10 sites usados para aplicação de golpes.
São Paulo Região de Araçatuba: Governo de SP amplia em 48,2% as matrículas no ensino técnico para 2026
São Paulo Baixada Santista: Governo de SP amplia em 80,7% as matrículas no ensino técnico para 2026
São Paulo Vale do Ribeira: Governo de SP amplia em 63,1% as matrículas no ensino técnico para 2026
São Paulo Vale do Paraíba: Governo de SP amplia em 75,3% as matrículas no ensino técnico para 2026
Portos e Aeroportos Setor aquaviário da Região Norte cresce 3% durante o terceiro trimestre de 2025
São Paulo Radar Anticorrupção: Decreto regulamenta apresentação de declarações de Imposto de renda de servidores Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 27°
ChuvaMín. 15° Máx. 18°
Chuva