O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) abriu, nessa segunda-feira (10), uma nova consulta pública sobre a minuta de portaria que pretende estender o programa Investe+ Aeroportos aos aeroportos estaduais e municipais. A proposta, elaborada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), visa criar condições para que esses terminais também possam firmar contratos de exploração comercial de longo prazo, atraindo investimentos privados e ampliando a geração de receitas não tarifárias.
A nova portaria busca corrigir uma lacuna regulatória que impedia os aeroportos delegados a estados e municípios de celebrar contratos comerciais com prazos superiores ao período de concessão. Atualmente, apenas os terminais concedidos pela União contam com esse tipo de autorização, o que limita o potencial de desenvolvimento econômico dos aeroportos regionais.
Com a mudança, esses terminais poderão firmar contratos de exploração comercial que ultrapassem o prazo da concessão, desde que autorizados pelo MPor, permitindo a atração de empreendimentos privados de longo prazo, como centros logísticos, hotéis, estacionamentos, hangares e espaços comerciais. A medida oferece mais segurança jurídica aos operadores e investidores, estimulando novos negócios e impulsionando a aviação regional.
A consulta pública ficaráaberta até 30 de novembro de 2025, e os interessados podem participar e enviar contribuições por meio do portal Participa + Brasil .
Aviação regional
De acordo com dados do Sistema Hórus, da Secretaria Nacional de Aviação Civil, o Brasil possui atualmente 68 aeródromos sob delegação de estados e municípios, que movimentaram quase 7 milhões de passageiros em 2024. Somente entre janeiro e setembro de 2025, o volume já ultrapassa 5,3 milhões de passageiros, demonstrando o crescimento e a relevância desses terminais para a conectividade e o desenvolvimento regional.
Esses números reforçam o papel estratégico da medida: atrair novos investimentos, fortalecer a sustentabilidade financeira dos aeroportos locais e garantir que mais brasileiros tenham acesso à aviação como meio de transporte rápido, seguro e eficiente.
Para o secretário nacional de Aviação Civil,Daniel Longo, a proposta consolida o trabalho de modernização regulatória conduzido pelo MPor. “Com essa portaria, o Investe+ Aeroportos passa a alcançar também os aeroportos sob gestão estadual e municipal, ampliando a capacidade de atração de investimentos privados e garantindo segurança jurídica para novos empreendimentos”, destacou o secretário.
A proposta de portaria foi elaborada pela SAC, por meio do Departamento de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias (DOPR), e representa mais uma etapa de aprimoramento da política pública que vem sendo conduzida pelo programa Investe+ Aeroportos.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Portal Trampolim estende prazo da terceira etapa da Jornada da TecnologIA até 23 de novembro
São Paulo Plano de Segurança Viária do Governo de SP quer fortalecer transporte público para salvar vidas
São Paulo Poupatempo registra neste ano quase 100 mil atendimentos presenciais do Coren-SP
São Paulo São Paulo Companhia de Dança realiza apresentações gratuitas nas Fábricas de Cultura em novembro
São Paulo Meu Pet: Governo de SP amplia rede de saúde animal com novos consultórios em três cidades do interior
São Paulo PPP de Travessias Hídricas vai transformar a mobilidade no litoral paulista com mais rapidez e conforto Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 14° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas