São Paulo celebrou um acordo com os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul para compartilhar informações na área da segurança pública. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (11), durante a 5ª edição do SULMaSSP, realizado em Florianópolis (SC).
O acordo prevê o intercâmbio recíproco de movimentos de veículos capturados por câmeras de segurança com leitura de placas e o intercâmbio de banco de imagens de pessoas procuradas pela Justiça e pessoas desaparecidas. O objetivo é aprimorar as investigações, inteligência policial, o combate ao roubo e furto de veículos e a captura de procurados e desaparecidos nos Estados signatários.
“A integração entre os estados por meio do compartilhamento de dados de inteligência representa um avanço estratégico na segurança pública. Com essa iniciativa, conseguimos romper barreiras geográficas e operacionais, permitindo que as forças policiais atuem de forma mais coordenada e eficaz no combate ao crime organizado, à circulação de veículos roubados e à localização de pessoas procuradas pela Justiça”, destacou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.
De acordo com o SULMaSSP, os cinco estados possuem aproximadamente 94 mil mandados de prisão em aberto.
“A união de esforços fortalece a capacidade de resposta das polícias e amplia significativamente o alcance das investigações. Estamos falando de uma rede colaborativa que potencializa o uso da tecnologia e da informação para proteger a população e garantir mais segurança nas fronteiras e divisas estaduais”, afirmou o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle de São Paulo, tenente-coronel Rodrigo Vilardi.
Criado em 2023, o SULMaSSP é um grupo que tem como objetivo a união de esforços dos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Um dos objetivos principais é o combate contra o crime organizado, para desarticular tanto a cadeia logística e financeira dos criminosos.
Desde o início da cooperação, as polícias dos cinco estados já realizaram três operações conjuntas para combater o crime organizado na fronteira do país e nas divisas estaduais. Mais de 3,7 mil infratores foram presos e apreendidos durante as ações. Houve a apreensão de 21,4 toneladas de drogas.
Portos e Aeroportos Ministério amplia programa para incentivar empreendimentos comerciais nos aeroportos
São Paulo Poupatempo registra neste ano quase 100 mil atendimentos presenciais do Coren-SP
São Paulo São Paulo Companhia de Dança realiza apresentações gratuitas nas Fábricas de Cultura em novembro
São Paulo Meu Pet: Governo de SP amplia rede de saúde animal com novos consultórios em três cidades do interior
São Paulo PPP de Travessias Hídricas vai transformar a mobilidade no litoral paulista com mais rapidez e conforto
São Paulo Trio é preso com submetralhadora e quase 400 kg de drogas no interior de SP Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 14° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas