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Plataforma da Finlândia reconhece projeto de professor de SP como uma das 100 inovações educacionais mais impactantes do ano

Iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, do professor Wagner Garcia Siqueira, foi reconhecida como uma das 100 inovações mais impactantes e escaláveis e i...

11/11/2025 17h17
Por: Redação Fonte: Secom SP
O projeto do professor Wagner, que atualmente leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Foto: Governo de SP
O projeto do professor Wagner, que atualmente leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Foto: Governo de SP

A iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, criada pelo professor Wagner Garcia Siqueira, da rede estadual de São Paulo, foi reconhecida como uma das 100 inovações educacionais mais impactantes e escaláveis do mundo para a edição de 2026 do catálogo da HundrED, organização global com sede na Finlândia que identifica e divulga práticas transformadoras em educação. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11).

Agora, os 100 projetos selecionados em todo o mundo serão apresentados durante 100 dias na plataforma da HundrED. O projeto do professor Wagner, que atualmente leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Os trabalhos selecionados neste ano, para o catálogo do ano que vem, são de 52 diferentes países e beneficiam 63 milhões de estudantes ao redor do planeta.

Com mais de 31 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, Wagner celebra o reconhecimento internacional do projeto, desenvolvido com alunos da rede pública: “O fato de nós sermos reconhecidos internacionalmente nos mostra justamente a conexão que uma prática do Brasil está sendo vista por outros profissionais, por outros educadores e especialistas ao redor do mundo e isso nos dá uma sensação maravilhosa”, afirma o professor Wagner.

Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” nasceu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos estudantes diante das avaliações que exigiam produção textual. A partir disso, o professor decidiu transformar o ensino da escrita em um processo colaborativo, no qual os alunos participam ativamente — da escolha dos temas à correção dos textos.

O método é dividido em cinco etapas:

  • Os estudantes se reúnem em grupos para sugerir temas;
  • As propostas são levadas à votação geral da turma;
  • Cada aluno produz sua redação;
  • O professor realiza a correção individual; e
  • Por fim, acontecem leituras públicas — primeiro em sala e depois para toda a escola, em um evento anual.

“Estamos muito orgulhosos do professor Wagner. Recebi uma carta do Lasse Leponiemi, co-fundador e diretor-executivo da HundED, sobre a seleção do ‘Penso, Logo Escrevo’ para o catálogo de 2026, entre quase 800 inscrições. Estamos muito contentes que agora, o projeto do professor Wagner poderá ser replicado, adaptado e inspirar professores do nosso estado, do nosso país e de todo mundo na prática da escrita”, comenta o secretário da Educação, Renato Feder

Além de preparar os alunos para o Provão Paulista, Enem e vestibulares, o projeto “Penso, Logo Escrevo” tem como foco principal desenvolver a expressão e o domínio da linguagem.

“A importância de projetos como o ‘Penso, Logo Escrevo’ serem reconhecidos, é mostrar para os professores do Brasil e do mundo o trabalho que é feito na prática. Um trabalho que é fruto de uma prática concreta, uma ação que responde a um desafio que é justamente fazer com que a educação se desenvolva e que o aluno aprenda mais”, destaca Wagner.

O passo a passo de implementação do projeto agora está disponível na plataforma da HundrED, permitindo que escolas do mundo todo conheçam e repliquem a iniciativa.

Atualmente, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, zona leste de São Paulo, mas o projeto já passou por outras unidades, como a Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli e a Escola Estadual Jardim Iguatemi.

O reconhecimento internacional soma-se a outras premiações conquistadas pelo educador ao longo da carreira, entre elas o Prêmio Professores do Brasil (MEC, 2009) e o 4º lugar na V Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa, promovida pelo Sesc de Belo Horizonte em 2005.

Antes de chegar aos 100 melhores projetos do ano, o professor já inspirava outras aulas. O “Penso, Logo Escrevo” é realizado pelas professoras Ingrid Soma, da Escola Estadual Sumie Iwata, também localizada na zona leste, e Geane Kênia, da Escola Estadual Professor Bicalho, localizada na cidade de Grão Mogol, em Minas Gerais, e foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, na disciplina de planejamento e avaliação, com a professora doutora Milene Bazarim, do curso de letras.

HundrED

A HundrED é uma organização global e sem fins lucrativos, originária da Finlândia, cuja missão é identificar, pesquisar e compartilhar inovações impactantes na educação em todo o mundo, de forma gratuita.

Seu principal objetivo é ajudar a educação a evoluir, conectando educadores e inovadores para que as melhores práticas e projetos possam ser implementados em mais escolas e impactar positivamente o maior número possível de alunos.

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