O Governo de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (10), quatro propostas para a disputa pela concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado. Os documentos foram entregues na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), de forma presencial e remota. Ao todo, foram duas propostas presenciais, apresentadas pelas empresas Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda. e Comporte Participações S.A., e duas propostas enviadas de forma online, pelos grupos Consórcio Travessias SP e CS Infra S.A. O leilão do projeto será realizado nesta quinta-feira (13), às 16h, também na B3.
Com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões, o projeto prevê a renovação completa da infraestrutura e da frota, com novos terminais, embarcações modernas e serviços aprimorados. As melhorias garantirão mais conforto, segurança e eficiência no transporte de veículos e passageiros, além de ampliar o acesso turístico e a integração entre regiões.
As novas estruturas serão padronizadas e acessíveis, com ambientes climatizados, banheiros adaptados e áreas de alimentação e atendimento ao público. No total, o projeto contempla 14 linhas aquaviárias – sendo oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo e três no Vale do Paraíba – com 45 novas embarcações elétricas, híbridas e de baixo consumo.
O modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com prazo contratual de 20 anos, garante a manutenção da base tarifária atual, preservando gratuidade e benefícios já existentes para usuários e moradores das regiões atendidas.
Reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o projeto é o primeiro do Brasil a receber a certificação Blue Dot Network ainda na fase de estruturação — um selo internacional que atesta governança, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e transparência financeira.
Entre as rotas contempladas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.
Juntas, essas linhas transportam cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com infraestrutura moderna, sustentabilidade e eficiência operacional.
O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, são mais de 30 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 550 bilhões em investimentos.
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