A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) deve realizar diligências em São Paulo, Acre e Tocantins para averiguar as condições de saneamento nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste. É o que prevê um requerimento na pauta do colegiado, que tem reunião deliberativa marcada para as 9h30 desta terça-feira (23).
O pedido ( REQ 23/2025 - CDR ) foi sugerido pelo senador Jorge Seif (PL-SC). Ele é o relator da política pública sobre as condições de saneamento básico no país, ação fiscalizada neste ano pela comissão. No início do mês, o parlamentar avaliou a situação do saneamento em Santa Catarina.
“A realização das diligências permitirá a coleta de informações qualificadas diretamente dos territórios, através da escuta de gestores locais, operadores, consórcios e comunidades. Essa imersão garantirá uma visão mais robusta sobre a efetividade das diretrizes previstas no novo marco legal do saneamento”, argumenta.
Seif é autor de um segundo requerimento ( REQ 21/2025 - CDR ) na pauta da comissão. Ele sugere a realização de uma audiência pública para analisar a execução de um programa previsto no Plano Plurianual 2024-2027, sobre critérios de repasse e acesso a recursos federais para saneamento básico. O debate está previsto no plano de trabalho sobre a avaliação da política pública.
Outro requerimento na pauta ( REQ 22/2025 - CDR ) prevê a indicação de representantes da comissão para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina, marcada para setembro em Buenos Aires (Argentina). A proposição foi sugerida pela presidente da CDR, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
Senado Federal Proteção contra desconto em benefício previdenciário aguarda votação na CAS
Senado Federal Cigarro eletrônico e passe livre estão entre 100 projetos prontos para votação na CAE
Senado Federal Reforma do Código Civil pode avançar no Senado em 2026
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas