O Carnatal, tradicional carnaval fora de época realizado na capital potiguar, passa a integrar oficialmente o calendário turístico brasileiro. A inclusão foi aprovada nesta terça-feira (4) pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), em decisão terminativa.
O Projeto de Lei (PL) 3.034/2023 , de autoria do ex-deputado e hoje prefeito de Natal, Paulinho Freire (União-RN), teve relatório favorável do senador Rogerio Marinho (PL-RN) e segue agora para sanção presidencial.
A proposta reconhece o evento como um dos maiores da categoria no país, com a reunião anual de cerca de um milhão de foliões durante quatro dias de festa, geralmente no início de dezembro.
Conhecido por impulsionar a economia e o turismo locais, o Carnatal se consolidou como vitrine da cultura nordestina e ponto de atração para visitantes de todo o Brasil.
De acordo com o Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte, a edição de 2024 movimentou R$ 112 milhões — um aumento de 51,8% em relação ao ano anterior.
O relator destacou que o gasto médio diário dos turistas ultrapassou R$ 1,5 mil, o que demonstra o impacto do evento na geração de emprego e renda.
“O Carnatal é um motor importante da economia potiguar, que fortalece o comércio, os serviços e a cadeia produtiva do turismo na região”, argumentou Marinho no parecer.
Senado Federal Presidente da CPMI do INSS saúda decisão de Mendonça; suspeitos foram presos
Senado Federal Senado ganha prêmio pela criação do portal Normas.leg.br
Senado Federal Sancionada lei que incentiva diagnóstico de autismo em população adulta e idosa
Senado Federal Gás do Povo pode começar ainda neste mês, diz representante do Executivo
Senado Federal Debatedores criticam regras contratuais do novo Código Civil
Senado Federal Senado celebra 119 anos de parceria entre Brasil e El Salvador Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 28°
ChuvaMín. 16° Máx. 23°
Chuva