Desde a sua regulamentação em 1965, a Administração passou por evoluções que vão desde a profissionalização da gestão até a reinvenção das empresas na era digital. Essas mudanças impactaram significativamente as atividades desenvolvidas dentro das organizações, trazendo novas ferramentas para as rotinas e tendências cada vez mais diversas para o futuro. Contudo, segundo um recente levantamento do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, a percepção dessas transformações varia de acordo com a posição ocupada pelos profissionais da área no mercado de trabalho.
No estudo, 36,3% dos profissionais com cargos operacionais apontaram a digitalização de documentos e processos internos como a principal transformação presenciada nos últimos anos. Essa opção, no entanto, foi citada por menos de 24% dos profissionais com cargos de liderança, autônomos ou donos do próprio negócio, que apontaram a implantação de softwares integrados (ERP, CRM, outros) como a mudança mais significativa.
Ainda em relação às transformações vivenciadas, 31,1% dos empreendedores mencionaram a estruturação de áreas ou times para a construção do planejamento estratégico como a segunda mudança de maior impacto nos últimos tempos. Essa questão, no entanto, foi apontada por apenas 11% dos profissionais com cargos operacionais e 19,2% daqueles com funções de liderança.
O levantamento "Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área", que contou com a participação de 505 profissionais registrados entre os dias 16 de julho e 6 de agosto, também revelou que a análise de dados e os relatórios gerenciais são as ferramentas mais utilizadas em todos os níveis hierárquicos, especialmente para os empregados com cargo de liderança (58,5% deles).
Já o uso de sistemas integrados (como ERP, CRM, BI) foi mais citado pelos profissionais com cargos operacionais (34,1% deles). Pouco mais de 24% dos líderes, autônomos e donos dos próprios negócios mencionaram essas ferramentas como as mais usadas no dia a dia.
Competências relevantes para o futuro
Questionados quanto às competências mais importantes para o futuro, os profissionais de Administração de todas as posições, com destaque para os donos do próprio negócio (63,7% deles), foram unânimes em apontar o aprendizado contínuo e a atualização constante como as habilidades de maior relevância.
Já a inteligência emocional e o equilíbrio em contextos de pressão foram mais citados pelos profissionais com cargos de liderança (49,2% deles), enquanto os prestadores de serviço/autônomos foram os que menos mencionaram essas habilidades (36,8% deles).
Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, o levantamento do Conselho ajuda a entender melhor a percepção dos diversos profissionais que integram a área. “A Administração é vasta e abriga inúmeros profissionais, nos mais diferentes cargos e posições, e cada um vai enfrentar as transformações de uma forma, destacando aquilo que mais impacta diretamente o seu trabalho. Estudos como esses nos ajudam a compreender de forma mais ampla a profissão, levando em consideração diversos aspectos e opiniões”, afirma.
Os resultados do levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área” estão disponíveis na íntegra no site do CRA-SP.
Negócios Reforma cria categoria para nanoempreendedores em 2026
Negócios MVNOs ganham espaço com avanço da conectividade em 2026
Negócios Canecas personalizadas são opção para presentes corporativos
Negócios Ypê abre 325 vagas e reforça geração de empregos no Brasil
Negócios ConectCar e Kavak lançam solução exclusiva para seminovos Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsas