A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a criação do Fundo Nacional da Igualdade Racial ( PEC 27/24 ) realiza audiência pública nesta terça-feira (21) com representantes de movimentos negros e quilombolas.
O debate atende a pedido do relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), está marcado para as 14 horas, no plenário 3.
Para o deputado, a criação do fundo é uma iniciativa histórica para enfrentar as desigualdades estruturais derivadas da escravidão e do racismo sistêmico no Brasil, e o debate contribuirá para consolidar o texto da proposta.
"A contribuição dos convidados é fundamental para discutir, entre outros pontos, as possibilidades de cooperação internacional no financiamento do fundo, bem os como mecanismos de responsabilização global que podem reforçar a legitimidade e a efetividade das ações de reparação e promoção da igualdade racial no Brasil", afirma.
Fundo
A proposta inclui na Constituição a previsão de fundo para financiar políticas públicas e projetos de promoção cultural, social e econômica de pretos e pardos.
A União repassará R$ 20 bilhões de forma escalonada: R$ 1 bilhão por ano. O fundo poderá ser complementado por doações internacionais e outras fontes definidas em lei.
Pelo texto, o novo fundo será administrado por um banco público federal e terá um conselho consultivo, que será formado por representantes do poder público e da sociedade civil.
Câmara Comissão aprova exigência de câmeras em carros de aplicativo
Câmara Comissão aprova projeto que agiliza busca de pessoa com deficiência desaparecida
Câmara Comissão aprova nova regra para concessão de visita a filhos por pai agressor
Câmara Audiência pública debate reparação ambiental da Bacia do Rio Doce
Câmara Comissão debate integração entre saberes tradicionais e medicina moderna
Câmara Comissão debate plano de desenvolvimento para região conhecida como Matopiba Mín. 8° Máx. 22°
Mín. 6° Máx. 20°
Tempo limpoMín. 7° Máx. 22°
Tempo limpo