Geral São Paulo

São Paulo quer incluir segurança no trânsito na sala de aula

Proposta da Secretaria de Educação prevê a inclusão do tema em áreas curriculares e projetos pedagógicos, em linha com a BNCC

16/10/2025 12h42
Por: Redação Fonte: Secom SP
Ideia é formar cidadãos conscientes da segurança no trânsito logo no começo da educação. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Ideia é formar cidadãos conscientes da segurança no trânsito logo no começo da educação. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A Secretaria de Educação propôs a inclusão da temática segurança no trânsito na educação básica. A contribuição foi direcionada ao Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo , documento que norteia as ações para reduzir sinistros, mortes e lesões no trânsito.

A ideia é incentivar a inserção da educação para o trânsito em diferentes áreas curriculares e projetos pedagógicos da educação básica, em linha com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta da Secretaria de Educação pode ser vista na página 55 da minuta preliminar do plano , que está em consulta pública até dia 19 deste mês. Ela inclui a criação de módulos de formação de condutores na rede básica, com foco no tema da segurança viária e da proteção de usuários de trânsito vulneráveis.

Há ainda a ideia de promover premiações e concursos de ideias, hackatons e desafios temáticos em segurança viária, estimulando os estudantes a se aprofundar no tema.

“A educação para a segurança viária deve começar cedo e se manter presente ao longo de todo o percurso educacional, formando cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a preservação da vida”, diz texto do documento preliminar do PSV-SP. “No contexto do Sistema Seguro, a escola não é apenas um espaço de transmissão de conhecimento, mas também um ambiente privilegiado para mobilizar e engajar estudantes como agentes de transformação, capazes de influenciar suas comunidades e promover mudanças concretas.”

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Jovens e a segurança no trânsito

O foco em estudantes não é à toa, uma vez que os jovens de 18 a 25 anos somam mais de 20% das vítimas de sinistros de trânsito no Estado de São Paulo. Todos os anos, mais de 5 mil jovens perdem a vida em sinistros, o que equivale a uma morte a cada 8 horas de jovens nessa faixa etária. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito é a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos em todo o mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.