O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, anunciaram nesta terça-feira (14) a retomada da aplicação das provas teóricas de comissário de voo. Outra medida apresentada foi a recontratação dos terceirizados da Agência que haviam sido desligados em decorrência do bloqueio de recursos orçamentários, estabelecido pelo Decreto nº 12.477, de 30 de maio de 2025.
A retomada das atividades da autarquia se deu graças ao remanejamento de recursos do Ministério de Portos e Aeroportos que recompôs parcialmente R$ 15 milhões do orçamento contingência da Agência. A Autarquia foi uma das instituições federais mais afetadas pelo bloqueio de recursos, o que levou à suspensão temporária de serviços essenciais à aviação civil, como os exames teóricos para concessão de licenças e habilitações de pilotos, mecânicos e despachantes, aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em articulação com o Ministério da Gestão e Inovação e o Ministério do Planejamento e Orçamento, O MPor conseguiu recompor 50% do valor contingenciado. O recurso viabilizou a retomada imediata das provas teóricas, das atividades de certificação e das ações de fiscalização conduzidas pela Agência.
O ministro Silvio Costa Filho afirmou que o resultado é fruto de articulação entre ministérios e demonstra o esforço conjunto do Governo Federal para garantir previsibilidade e eficiência na gestão pública. “Desde o início do contingenciamento, buscamos, junto aos ministérios da Gestão e do Planejamento, uma solução rápida que permitisse restabelecer o pleno funcionamento da Anac. Esse é um exemplo de como o diálogo e o trabalho conjunto dentro do Governo Federal geram resultados concretos para o país, preservando a segurança e o desenvolvimento do setor aéreo”, destacou.
A reunião desta terça marcou o encerramento de um ciclo de restrições e confirma a retomada dos serviços da Anac, com a recente reabertura, em 13 de outubro, dos exames teóricos de comissário de voo, último grupo ainda afetado pela limitação orçamentária.
"Com um remanejamento de recursos do Ministério de Portos e Aeroportos, que recompõe parcialmente o orçamento da Anac, conseguimos não só retomar as provas como iremos recontratar terceirizados, que foram diretamente impactados pelo contingenciamento. Dez novos postos de trabalho serão reativados reforçando o bom funcionamento de nossas atividades", ressaltou Tiago Faierstein.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Cosud defende atuação conjunta dos Estados do Sul e Sudeste para enfrentamento às facções criminosas
São Paulo Feirão Casa Paulista oferece R$ 1,4 milhão em subsídios para compra do primeiro imóvel na capital
São Paulo Pesquisadores descobrem conjunto de neurônios responsáveis pela febre e pelo torpor
São Paulo Marcador magnético apoiado pela Fapesp promete revolucionar o diagnóstico gastrointestinal
São Paulo Guia sobre atividade física e câncer com participação da USP é premiado por inovação na prevenção oncológica
São Paulo São Paulo reforça apoio ao skate e recebe SLS Super Crown no Ibirapuera neste final de semana Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 32°
Chuva