Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (13), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) defendeu Filipe Martins, ex-assessor internacional do governo de Jair Bolsonaro. Martins ficou preso por seis meses em 2024, no âmbito da operação que investigou a suposta tentativa de golpe de Estado, e atualmente cumpre medidas cautelares. Girão pede a revogação imediata dessas medidas.
Segundo Girão, documentos oficiais dos Estados Unidos comprovam que Martins não realizou a viagem apontada pela acusação.
— Se neste país ainda resta alguma coisa de seriedade na Justiça, na Corte Suprema, as medidas cautelares precisam ser revogadas imediatamente, com indenização paga pelo Estado pela tortura a que esse rapaz inocente foi submetido. Tem de ser declarado inocente imediatamente — afirmou.
O senador também disse que muitos investigados nos processos sobre os atos de 8 de janeiro de 2023 não tiveram direito à ampla defesa nem ao contraditório. Ele voltou a defender a concessão de anistia irrestrita para esses investigados.
— Essas pessoas nem sequer tiveram, por meio dos seus advogados, acesso aos autos. Por isso, precisamos dar anistia ampla, geral e irrestrita imediatamente para essa gente, que nunca teve passagem pela polícia e pela Justiça. São cidadãos de bem, que amam o seu país. Estamos vendo uma caçada implacável a quem critica Lula e alguns ministros do STF, uma caçada implacável a quem é conservador, a quem é de direita. É só um lado que eles atacam e querem silenciar — declarou.
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso
Senado Federal Congresso retoma visitação com encenação teatral nos fins de semana
Senado Federal Ano legislativo começa com 24 medidas provisórias pendentes
Senado Federal De olho no público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsas