Suzano recebe entre este sábado e segunda-feira (04 e 06/10) a visita de professores e alunos da Universidade de São Paulo (USP), que participam do processo de atualização do Plano Diretor de Turismo do município. O grupo percorrerá locais com potencial turístico e apresentará um resultado parcial dos estudos realizados à equipe da administração municipal.
O trabalho é conduzido por integrantes do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, responsáveis por pesquisas de demanda real e pelo diálogo direto com a população. Durante o fim de semana, os pesquisadores estarão em diferentes regiões — tanto no centro quanto na área rural — visitando comércios, praças e pontos de táxi.
“Os professores e os alunos estão conhecendo de perto todas as atrações de Suzano, para que possa ser elaborado um estudo amplo e abrangente que nos dará condição de organizar as próximas etapas da nossa infraestrutura turística. Assim, poderemos nos preparar para receber cada vez mais visitantes com o padrão adequado”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz.
Trabalho faz parte da atualização do Plano Diretor e consolida Suzano como Município de Interesse Turístico
- Visitas técnicas a pontos como o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, o Parque Max Feffer, o Templo Budista Nambei, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura e a Lagoa Azul.
- Apresentação dos resultados parciais do estudo será feita nesta segunda-feira (06/10) no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro da cidade.
- Atividade integra o convênio firmado entre a Prefeitura de Suzano e a USP em maio deste ano.
- Lei nº 18.276/2025, aprovada pela Alesp, reconhece Suzano como Município de Interesse Turístico (MIT).
Na segunda-feira, o grupo apresentará suas primeiras avaliações aos representantes do trade turístico local, incluindo secretários municipais e vereadores. O objetivo é compartilhar as observações iniciais, esclarecer dúvidas e planejar as próximas etapas da atualização do plano.
Em setembro, representantes da USP já haviam participado de uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para alinhar as ações da pesquisa. A partir da nova lei estadual, que reconhece Suzano como Município de Interesse Turístico, o projeto ganha relevância ao permitir futuros investimentos voltados ao fortalecimento da identidade cultural e ao desenvolvimento social e econômico da cidade.