O Governo do Estado de São Paulo encaminhou nesta quinta-feira (2) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1048/2025 que institui a Política Estadual de Assistência Social. A medida consolida em um único marco legal a organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no território paulista.
O texto define competências, princípios e diretrizes da política, além de estabelecer instrumentos de gestão, cofinanciamento e instâncias de participação e controle social. Entre as inovações estão a reorganização do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas) e o fortalecimento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), espaço de pactuação entre Estado e municípios.
A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, destacou que a proposta representa um marco regulatório para a rede socioassistencial paulista. “O governo tem dado passos decisivos para consolidar e fortalecer a assistência social no estado. Temos acompanhado e participado de várias ações nesse sentido, como a valorização das carreiras dos servidores da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a criação do programa SuperAção SP e o aumento do cofinanciamento de serviços de proteção social nos municípios. Agora, com a Lei do SUAS, que era uma demanda histórica, teremos mais segurança jurídica, previsibilidade e integração, fortalecendo a gestão compartilhada do SUAS e garantindo melhores respostas para a população.”
Entre os pontos relevantes previstos no PL estão:
O projeto agora segue para tramitação na Alesp, com análise pelas comissões permanentes e realização de audiências públicas.
Geral Operação que garante gás de cozinha para o Norte completa 30 anos
São Paulo Caminho da Capacitação: Fundo Social de São Paulo forma mais 573 alunos e fortalece qualificação na região de Rio Preto
São Paulo Cosud defende atuação conjunta dos Estados do Sul e Sudeste para enfrentamento às facções criminosas
São Paulo Feirão Casa Paulista oferece R$ 1,4 milhão em subsídios para compra do primeiro imóvel na capital
São Paulo Pesquisadores descobrem conjunto de neurônios responsáveis pela febre e pelo torpor
São Paulo Marcador magnético apoiado pela Fapesp promete revolucionar o diagnóstico gastrointestinal Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 32°
Chuva