Sexta, 03 de Outubro de 2025 20:57
Suzano “Cola no SUS”

Saúde de Suzano promove ação educativa sobre violência com jovens da Guarda Mirim

Ação faz parte do projeto “Cola no SUS”

03/10/2025 09h26
Por: Redação
Por meio do projeto ‘Cola no SUS’, equipes de diferentes setores da pasta mantêm rotina de encontros com jovens para mostrar serviços que garantem suporte às famílias
Por meio do projeto ‘Cola no SUS’, equipes de diferentes setores da pasta mantêm rotina de encontros com jovens para mostrar serviços que garantem suporte às famílias

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou, na última quinta-feira (25/09), uma atividade educativa com 35 jovens da Guarda Mirim da cidade, em uma das unidades da entidade localizada no Jardim Santa Lúcia. A ação abordou o tema da violência e integrou o projeto Cola no SUS, que busca aproximar os serviços públicos de saúde da população e oferecer suporte às famílias.

O trabalho foi conduzido pela Diretoria de Atenção à Saúde, por meio da coordenação da Educação Permanente em Saúde e da Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS).

“É preciso desnaturalizar as violências ocorridas em nosso cotidiano para poder enfrentá-las.” – Magna Damasceno, coordenadora da Educação Permanente em Saúde.

Debate e próximos encontros

Durante a atividade, os jovens participaram de uma roda de conversa que buscou apresentar situações que podem caracterizar comportamentos violentos, incentivando o reconhecimento e o enfrentamento dessas práticas no dia a dia.

Em 2025, já foram realizados outros dois encontros com os guardas mirins, que abordaram temas como saúde reprodutiva e sexual, saúde mental e a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). As próximas reuniões terão como foco saúde bucal e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).

“É muito importante abordar os temas que têm relação direta com a realidade deles. As orientações fazem toda a diferença no presente e no futuro.” – Cintia Steffens Watanabe, diretora de Atenção à Saúde.
“Queremos mostrar aos jovens a forma como atuamos e as orientações que precisam ser assimiladas sobre temas tão relevantes como o que foi tratado desta vez.” – Diego Ferreira, secretário municipal de Saúde.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.