Nesta quinta-feira (2), o aeroporto de Guarulhos será um espaço de encontros e despedidas para alunos das escolas estaduais. Isso porque as equipes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) acompanham o embarque de 42 estudantes rumo à Nova Zelândia e desembarque de 40 estudantes vindos da Austrália e que integram o Programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo de São Paulo que garante três meses de intercâmbio a países de língua inglesa a estudantes da rede pública paulista.
Enquanto o vôo para a Nova Zelândia parte às 18h35 — com encontro previsto para as 13h30 — a aterrissagem da Austrália está prevista para as 17h40 desta quinta-feira. Se não houver atrasos, os alunos devem estar em solo brasileiro ao mesmo tempo, mesmo que em espaços diferentes do aeroporto.
Entre os intercambistas que voltam da Austrália após a jornada de três meses, está Brunna de Souza Silva. A aluna da Escola Estadual Margarida de Camillis conquistou a vaga no intercâmbio deste ano ainda em 2024. Ela morou pelos últimos três meses em uma casa de família na cidade de Adelaide.
A diretora da unidade, professora Simone da Silva Bispo, lembra que Brunna “é uma das alunas geniais de sua escola”. “Ela se dedicou muito e mereceu essa vaga no intercâmbio, chegava mais cedo à escola para fazer as aulas de inglês porque não tem computador em casa. Sempre vamos nos lembrar disso e dessa conquista.”
Antes de voltar, a aluna conta que teve experiências incríveis durante a viagem e destaca as excursões enquanto estava matriculada na high school (escola de etapa semelhante ao Ensino Médio). “Nós fomos, por exemplo, em um parque em que os animais ficam livres e eu fiquei muito feliz por ver um canguru pela primeira vez na minha vida”.
https://www.instagram.com/p/DNS8QP8t993
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Anualmente, 1.000 estudantes são beneficiados com a viagem de três meses.
A jornada para a seleção começa no 9º ano do Ensino Fundamental, com a prova do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) como primeira etapa do processo. As viagens são realizadas pelos estudantes enquanto eles estão matriculados na 2ª série do Ensino Médio.