O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou, em pronunciamento na quarta-feira (1º), a importância das campanhas nacionais de prevenção ao câncer. Ele citou o Outubro Rosa, voltado para a saúde da mulher, e o Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata.
— No corredor de acesso a este Plenário, tivemos uma solenidade do instituto Recomeçar, liderado pela Joana dos Anjos, uma guerreira, portadora que foi, tempos atrás, de câncer de mama, que tirou dessa dor a inspiração para poder conscientizar cada vez mais a sociedade brasileira — disse.
O senador também chamou a atenção para mortes recentes causadas por intoxicação por metanol presente em bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo ele, casos já foram registrados em São Paulo e Pernambuco.
— Estamos vivendo numa época em que notícias de diferentes estados estão mostrando pessoas morrendo por intoxicação por metanol, que, de uma forma criminosa, está sendo diluído nas bebidas alcoólicas. Ora, morreram em Pernambuco, morreram em São Paulo. E há quantos outros que, silenciosamente, devem ter morrido Brasil afora, e isso passou despercebido em função de não se chegar — porque não é fácil — a esse diagnóstico — afirmou.
Nelsinho pediu rigor nas investigações e orientou a população a procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas de intoxicação, como náuseas, tontura e visão turva. Ele defendeu a responsabilização criminal dos envolvidos na adulteração das bebidas.
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso
Senado Federal Congresso retoma visitação com encenação teatral nos fins de semana
Senado Federal Ano legislativo começa com 24 medidas provisórias pendentes
Senado Federal De olho no público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 23°
Chuvas esparsas