Quarta, 01 de Outubro de 2025 00:05
Geral São Paulo

Governo de SP se reúne com associações de bares, restaurantes, hotéis e supermercados para reforçar combate à intoxicação por metanol

Secretário do Desenvolvimento Econômico e outras autoridades alinharam medidas de combate à adulteração de bebidas

30/09/2025 20h17
Por: Redação Fonte: Secom SP
Dados do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo indicam sete casos de intoxicação por metanol confirmados até esta terça-feira
Dados do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo indicam sete casos de intoxicação por metanol confirmados até esta terça-feira

Representantes do Governo de São Paulo se reuniram com associações de bares, restaurantes, hotéis e supermercados nesta terça-feira (30) para tratar dos novos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, reforçou durante o encontro as ações do Estado, como fiscalização a estabelecimentos e disponibilização de canais de denúncia.

Entre os participantes, estavam representantes do Procon-SP, da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp).

LEIA MAIS: Conheça sinais e sintomas de alerta para intoxicação por metanol e saiba como tratar

A reunião serviu para o Governo de São Paulo escutar as demandas e preocupações do setor diante dos casos de intoxicação e, ao mesmo tempo, reforçar a atuação contra o comércio irregular de bebidas.

“O Governo de São Paulo está empenhado em esclarecer os casos e garantir a segurança do cidadão. O trabalho conjunto com as associações e o Procon visa criar soluções e tratar o problema para tranquilizar a todos”, disse o secretário Jorge Lima.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho com as entidades participantes. Elas participarão de reuniões no próximo mês com a finalidade de elaborar um documento técnico a ser encaminhado ao governador.

Pela manhã, com a presença do governador, foi anunciada a instalação de um comitê de crise sobre o tema, além do fechamento de comércios, investigação a distribuidoras de bebidas e estabelecimento de protocolos de saúde para o tratamento de casos de intoxicação por metanol.

Junto a isso, o Procon-SP destacou outras frentes de atuação, que incluem apoio às operações da Polícia Civil e da vigilância sanitária e a disseminação de campanhas de informação destinadas ao consumidor e aos fornecedores. Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser feitas pelo 181 da Polícia e pelo site do Procon-SP ( www.procon.sp.gov.br ).

LEIA MAIS: Governo de SP monta gabinete de crise e anuncia medidas contra intoxicação por metanol, incluindo interdição de estabelecimentos

Casos por intoxicação de metanol

Dados do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo indicam sete casos de intoxicação por metanol confirmados até esta terça-feira, com suspeita de consumo de bebida adulterada. Outros 15 casos seguem em investigação. Até agora, foram registrados cinco óbitos, sendo um confirmado na capital e quatro ainda em análise – três em São Paulo e um em São Bernardo do Campo. Quatro casos foram descartados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.