Terça, 30 de Setembro de 2025 14:01
Geral São Paulo

Polícia Civil realiza operação contra falsificação de bebidas em Americana

Policiais do Deic cumprem três mandados de busca em fábrica clandestina

30/09/2025 09h40
Por: Redação Fonte: Secom SP
Operações são realizadas após mortes causadas por bebidas falsificadas. Foto: Governo de SP
Operações são realizadas após mortes causadas por bebidas falsificadas. Foto: Governo de SP

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã desta terça-feira (30), uma operação voltada ao combate à falsificação de bebidas alcoólicas no interior do estado. Os agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram três mandados de busca e apreensão em Americana.

As investigações da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Antipirataria indicaram que uma chácara na zona rural da cidade era usada para falsificar e envasar bebidas alcoólicas. No local, os agentes encontraram recipientes para armazenamento e transporte de líquidos e garrafas vazias.

Faazenda em Americana escondia fábrica de bebidas falsficadas. Foto: SSP/Divulgação
Faazenda em Americana escondia fábrica de bebidas falsficadas. Foto: SSP/Divulgação

Os falsificadores usavam o local para a produção de uísque, gim e vodka, segundo o Deic. A equipe recolheu mais de 17,7 mil produtos. A substância metanol não apareceu entre o material apreendido.

A ação realizada nesta terça contou com o apoio da Associação Brasileira de Bebidas e de uma empresa de e-commerce, meio que era usado pelos falsificadores para comercializar parte dos produtos.

“A gente estava investigando esse local há mais de um mês. Hoje, durante o cumprimento dos mandados, encontramos essa fábrica clandestina em um dos endereços. Ela era muito bem estruturada e servia não só o comércio local, mas a capital de São Paulo também”, informou o delegado Wagner Carrasco.

Duas pessoas acabaram detidas por envolvimento na falsificação. Elas devem responder por crimes contra a propriedade material, contra saúde pública e contra relação de consumo. As investigações da especializada continuam para identificar outros envolvidos no esquema.

Neste ano, a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Antipirataria apreendeu entre bebidas, rótulos e insumos mais de 14 milhões de produtos relacionados a falsificação, com 20 pessoas presas e cinco indiciadas por falsificação de bebidas.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.