As Polícias Militar e Federal, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), deflagraram uma operação contra integrantes de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Os policiais cumprem, nesta terça-feira (23), 22 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Pelo menos 11 mandados de busca são cumpridos na capital paulista. Entre os alvos estão integrantes de uma facção criminosa. As ordens judiciais também são executadas nas cidades do Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande e Caieiras também possuem alvos.
A Polícia Militar empenhou 68 policiais do Comando de Policiamento de Choque, entre eles o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Comando de Operações Especiais (COE).
As investigações contra a quadrilha tiveram início em fevereiro de 2021 após uma apreensão de cocaína no Porto de Vila Conde, em Barcarena, no Pará. Na ocasião, agentes federais recolheram 458 quilos de cocaína que estavam escondidos em meio a uma carga de mineral. O entorpecente seria levado ao Porto de Rotterdam, na Holanda.
Por meio das apurações foi possível identificar os membros da organização, além da logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa e lavar todo o dinheiro obtido com o crime por meio de empresas fictícias e outros empreendidos como restaurantes.
São Paulo SP repassa mais de R$ 583 milhões em ICMS aos municípios paulistas
São Paulo SuperAção SP terá mais de US$ 100 milhões para avançar no combate à pobreza no estado
São Paulo Governo de São Paulo prorroga inscrições para editais do Fomento CultSP
São Paulo PM prende trio e recupera medicamentos de alto custo roubados de farmácia em São Paulo
São Paulo Dragagem no Porto de São Sebastião avança 40% e deve ser concluída em outubro
São Paulo Mais de 2,2 mil jovens da Fundação Casa realizam prova do Encceja em busca de certificação escolar