Sexta, 19 de Setembro de 2025 20:21
Geral São Paulo

SP inicia Pesquisas de Origem e Destino para planejar o transporte das próximas décadas

Iniciativa liderada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos começa por Jundiaí e fornecerá dados essenciais para a elaboração de novos Plano...

19/09/2025 16h29
Por: Redação Fonte: Secom SP
SP inicia Pesquisas de Origem e Destino para planejar o transporte das próximas décadas

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), por meio da sua Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPG), anunciou o início de uma série de Pesquisas de Origem e Destino (OD) em todas as regiões metropolitanas do estado. A primeira a receber a iniciativa é a Região Metropolitana (RM) de Jundiaí, onde uma reunião com representantes locais neste mês de setembro marcou o começo das discussões técnicas para a coleta de dados.

Entre as Pesquisas OD, a de Jundiaí será inovadora, pois incluirá dados de telefonia móvel para a identificação dos deslocamentos entre os municípios, além dos dados coletados dentro de cada município. Ela impactará diretamente uma população de aproximadamente 843,5 mil habitantes, com uma amostragem de 6 mil domicílios entrevistados. A fase de coleta de dados está prevista para começar em 2026 e ser concluída no fim do primeiro semestre de 2026. A análise dos dados coletados deve ser finalizada no segundo semestre de 2026.

O objetivo é levantar informações detalhadas e atualizadas sobre os deslocamentos populacionais, incluindo os motivos das viagens, os horários de início e fim das viagens e os meios de transporte utilizados. As próximas regiões a serem contempladas serão Sorocaba, e, na sequência, todas as demais Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. A previsão é concluir todas as Pesquisas OD até o fim de 2028.

A STM também prevê a comunicação constante com a população por meio da Central de Comunicação, que disponibilizará informações sobre a Pesquisa OD ao público durante o período de realização das pesquisas de campo, das 7h às 19h. A Central contará com dois telefones de contato para atendimento ao público em geral e atendimento aos entrevistados.

Planejamento

Esses dados são a base fundamental para o desenvolvimento do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), instrumento de planejamento metropolitano que orienta os investimentos e as políticas públicas de mobilidade para as próximas décadas. O planejamento integrado do transporte é essencial em áreas metropolitanas, onde os desafios de articulação entre múltiplos municípios e diferentes modais de transporte são intensos.

Com a realização das Pesquisas OD, o Governo de SP visa criar sistemas de transporte público mais eficientes, seguros e sustentáveis, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A iniciativa também reforça o papel do Estado no apoio técnico aos municípios e na promoção da governança metropolitana, buscando soluções coordenadas que melhorem a qualidade de vida e o acesso universal à cidade para toda a população.

“Para planejar o futuro, precisamos entender o presente. As Pesquisas OD são o nosso raio-X da mobilidade metropolitana, nos permitindo saber como, por que e para onde as pessoas se deslocam. Com esses dados em mãos, saímos do campo da suposição e entramos no planejamento baseado em evidências. É um passo decisivo para construir PITUs robustos que realmente atendam às necessidades da população, orientando investimentos em transporte público. Estamos começando por Jundiaí, mas nosso compromisso é estender essa ferramenta estratégica a todas as regiões metropolitanas, garantindo mais qualidade de vida e deslocamentos mais inteligentes para todos os paulistas”, afirma Epaminondas Duarte Junior, coordenador da CPG e responsável pelo projeto na STM.

Por meio do trabalho desenvolvido na CPG, a STM planeja e desenvolve as políticas públicas de transporte metropolitano no Estado de São Paulo. A Pasta atua na articulação entre os municípios para promover a integração de sistemas de transporte e a compatibilidade entre os planos de mobilidade locais e metropolitanos, com o objetivo de construir soluções mais sustentáveis e eficientes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.