Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para que estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio registrem a escolha do itinerário formativo para os próximos dos anos letivos. As opções para os mais de 400 mil alunos dessa série são: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. No total, os estudantes têm 62 opções de formação diferentes, 60 delas são cursos técnicos.
“A rede estadual de ensino, com mais de 1 milhão de estudantes no Ensino Médio, oferece a oportunidade de nossos alunos escolherem o modelo de ensino que mais cabe nos seus planos futuros, com a possibilidade de escolher entre tempo parcial, tempo integral, formação em exatas, humanas e 60 cursos técnicos diferentes sem qualquer prova de seleção ou custo”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.
A Educação de SP também recebe até esta sexta-feira as novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026. Essas matrículas são voltadas a alunos que não estão matriculados em uma escola estadual em 2025. Para quem já faz parte da rede, a matrícula é automática.
Na escolha dos itinerários, cada estudante deve registrar quatro opções durante acesso à Secretaria Escolar Digital (SED ). Para aqueles que optarem pelo itinerário de Humanas, o registro deve ser por Linguagens e Ciências Humanas. Para exatas, o registro deve ser por Matemática e Ciências da Natureza. Somando aos 60 cursos técnicos oferecidos pela Educação nas escolas estaduais, no Senai e no Senac, são 62 formações diferentes à disposição dos estudantes.
“Os nossos cursos técnicos são oferecidos pelos melhores profissionais do mercado para que nossos estudantes aprendam na teoria e na prática. Além disso, eles podem concorrer às vagas de estágio do nosso programa Bolsa Estágio Ensino Médio, o BEEM, que é um sucesso com mais de 7.500 alunos já contratados, com bolsas de até R$ 851,46”, complementa Feder.
Confira abaixo as 62 formações disponíveis:
Para ajudar os alunos no processo de escolha, a Educação criou um site com todas as informações sobre os cursos técnicos e também os dois outros itinerários formativos. Além disso, a Seduc-SP organizou encontros com os grêmios estudantis, lives e, nesta semana, compartilhou um comunicado para que as escolas organizassem um Dia D para escolha dos itinerários com aqueles alunos que ainda não registraram a opção de estudos para os próximos dois anos.
Para alunos que optarem pela formação do Senai ou Senac, é preciso que a mãe, o pai ou o responsável valide a opção do estudante, também por meio de acesso à SED. Isso porque o estudante vai cursar a formação técnica no contraturno das aulas nas escolas estaduais, na unidade do Senai ou do Senac.
Passo a passo para a escolha de itinerários
O itinerário formativo deve ser escolhido exclusivamente por estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, na SED.
No menu de escolhas, estão disponíveis, em primeira página, o itinerário com cursos técnicos por área e, abaixo, o de Exatas e Humanas. Nos cursos técnicos, para escolher enfermagem, por exemplo, o estudante deve clicar antes na área de Saúde e Educação. Para escolher desenvolvimento de sistemas, antes o aluno interessado deve clicar na área de Tecnologia.
Os estudantes que estão, em 2025, na 2ª série do Ensino Médio, seguirão no mesmo itinerário formativo no próximo ano letivo.