A Fundação Casa, entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil anunciaram nesta terça-feira (16) uma parceria inédita voltada a adolescentes e jovens que cumprem ou já cumpriram medidas socioeducativas de internação, internação sanção ou semiliberdade. O objetivo é abrir caminhos concretos de transformação, fortalecendo a construção de projetos de vida e ampliando o acesso à inclusão produtiva.
Com duração inicial de 19 meses, o trabalho será focado no fortalecimento dos projetos de vida, na oferta de cursos de formação conectados ao mercado, na escuta ativa de jovens e educadores e na sensibilização de empresas e órgãos públicos para que promovam ambientes de trabalho mais inclusivos.
Essa parceria se soma ao cenário positivo do programa Depois do Amanhã, já em andamento na Fundação Casa. A iniciativa acompanha adolescentes e jovens de até 21 anos por até seis meses após o término da medida socioeducativa, apoiando o retorno à escola, o acesso a serviços públicos e a inserção no mundo do trabalho. Desde sua implementação, o programa já registrou, até 15 de setembro de 2025, 1.348 adesões voluntárias e tem se consolidado como ferramenta eficaz de redução de vulnerabilidades e de estímulo à autonomia no período mais crítico após a saída do sistema.
Segundo a presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto, a parceria com o Unicef amplia a rede de proteção e oportunidade: “O Depois do Amanhã já aponta caminhos reais de transformação, e essa união com o Unicef potencializa esse alcance. Sabemos que os egressos enfrentam barreiras enormes, como baixa escolaridade, dificuldade de acesso ao trabalho, estigma social e risco de reincidência. Nosso papel é agir para que eles se reconheçam como capazes, enxerguem novas possibilidades e mudem de vida. Quando isso acontece, não muda apenas a história de cada jovem, mas a da sociedade como um todo, que se torna mais justa e segura”, afirma.
Para Adriana Alvarenga, chefe do escritório do Unicef em São Paulo e líder de Inovação do Unicef no Brasil, a garantia dos direitos dos adolescentes e jovens requer um compromisso coletivo entre educadores, famílias e a sociedade como um todo. “Investir na construção de projetos de vida e formação desses jovens é garantir que eles tenham novas escolhas, dignidade e oportunidades de inclusão socioprodutiva. De outro lado, é preciso que o empregador esteja preparado e comprometido com oportunidades de entrada no mundo do trabalho e o desenvolvimento profissional. Uma sociedade justa e segura exige este compromisso com o desenvolvimento integral de cada jovem”, destaca.
A parceria foi desenhada para apoiar adolescentes e jovens logo após o cumprimento da medida, oferecendo acompanhamento e oportunidades reais de reinserção. As ações estão organizadas em metas com indicadores claros, que permitirão avaliar os resultados ao longo do tempo:
Além disso, o programa prevê cursos online, rodas de conversa, revisão do gibi “Voltei pro Mundão, e Agora”, do Unicef, e ações permanentes de advocacy para integrar serviços estaduais e municipais. Cada jovem que aderir voluntariamente terá acompanhamento por seis meses.
A Fundação Casa aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
O Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais desfavorecidos, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias.
São Paulo Operação contra líderes de facção criminosa termina com 7 presos no interior de São Paulo
São Paulo Governo de SP, União e Prefeitura de São Paulo anunciam que vão pedir fim do contrato da Enel em SP
São Paulo Investigação da Polícia Civil identifica bando envolvido em crimes com criptomoedas no interior de São Paulo
São Paulo Previsão do tempo para quarta-feira (17), em SP: pancadas de chuva isoladas
São Paulo Operação Mirage prende bando suspeito de lucrar R$ 200 mil com venda de ingressos falsos em zoológicos de SP
Portos e Aeroportos Ministério acolhe recomendações do TCU e encaminha Tecon Santos 10 para ajustes técnicos Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 14° Máx. 18°
ChuvaMín. 12° Máx. 25°
Tempo nublado