Nesta quarta-feira (10/09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou as ações do Setembro Amarelo, com foco na valorização da saúde mental e da vida. As atividades ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESF) e na Vila Dignidade, e se estenderão durante todo o mês, com rodas de conversa, palestras, debates e distribuição de materiais informativos.
A ação contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde, Longevidade e Assistência Social. Na Vila Dignidade, o psicólogo Claudiney Procópio dos Santos Alberto, do Posto de Saúde Jardim Santa Tereza, conduziu uma palestra sobre Saúde Mental, promovendo um espaço de diálogo e reflexão com os idosos presentes.
“Existem várias formas de cuidarmos da nossa saúde mental, mas a principal delas é falar. E com quem podemos falar? Com nossos amigos, vizinhos ou familiares, no nosso dia a dia”, destacou o psicólogo.
Também houve rodas de conversa nas salas de espera da USF Jardim Planalto e das UBSs Jardim Maricá, Alto do Ipiranga e Jardim Santa Tereza, além de palestra na USF Quatinga. Outra iniciativa foi a campanha “Vista Amarelo”, mobilizando servidores da Saúde e Bem-Estar a usarem roupas amarelas como forma de conscientização.
As atividades do Setembro Amarelo em Mogi das Cruzes acontecerão em diversos pontos da cidade:
Com essas ações, o município reforça a importância da escuta, do acolhimento e da conscientização, promovendo espaços de diálogo e fortalecendo a rede de prevenção ao suicídio.