O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) da Prefeitura de Suzano inicia nesta segunda-feira (08/09) as inscrições para o curso “Cuidadoras de Pessoas Idosas”. Ao todo, serão disponibilizadas 70 vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As interessadas devem comparecer à sede do Saspe, localizada na rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro, a partir das 8 horas. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência em Suzano e o Número de Identificação Social (NIS).
A formação será promovida em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Suzano. Com carga horária de 192 horas, o curso ocorrerá de segunda a sexta-feira, entre os dias 22 de setembro e 28 de novembro.
Serão duas turmas com 35 alunas cada. Uma terá aulas no período da manhã, das 8h às 12h; e a outra no período da tarde, das 13h às 17h. Todas as participantes que concluírem o curso receberão certificado emitido pelo IFSP.
O curso tem como objetivo qualificar mulheres para atuar de forma ética e responsável no cuidado com pessoas idosas. A iniciativa também fortalece a inserção social e econômica das participantes, ao desenvolver competências técnicas e humanas voltadas para o bem-estar dos idosos.
De acordo com a diretora do Saspe, Beatriz Leite, a ação amplia o número de profissionais capacitadas na área e oferece uma oportunidade de transformação social.
“Esta formação traz consigo um aspecto social muito relevante para o município pois garante uma qualificação especial para a função e prepara os profissionais para lidarem com os idosos da maneira que eles precisam”, afirmou Beatriz.
A dirigente do Saspe, Déborah Raffoul Ishi, destacou que a iniciativa se soma às políticas públicas de inclusão e autonomia feminina em Suzano.
“Estamos trabalhando com o intuito de oferecer condições para que as munícipes possam buscar sua autonomia. Este curso se alinha a esse propósito e dará ferramentas para que elas possam alcançar os seus objetivos no mercado de trabalho. A qualificação ainda fortalece nossa atuação voltada à melhoria da qualidade de vida dos idosos”, ressaltou Déborah.