A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis participaram, nesta sexta-feira (05/09), do lançamento da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) da Guarda Civil Municipal. A medida já está em vigor e permite que os guardas trabalhem em seus períodos de folga, recebendo remuneração adicional. A expectativa é ampliar entre 20% e 25% a presença da GCM nas ruas nesta primeira fase.
O lançamento ocorreu na rua Thuller, no Jardim Universo, uma das áreas que receberão reforço. Além da região, a presença será intensificada no Centro, em Braz Cubas, Jundiapeba e outros pontos estratégicos. O patrulhamento será feito tanto a pé quanto com viaturas, aumentando a sensação de segurança.
“Com a DEAC, o trabalho da Guarda será valorizado e fortalecido. Nossos agentes estarão nas ruas, conversando com comerciantes, ouvindo os moradores e oferecendo mais segurança aos mogianos”, afirmou Mara Bertaiolli.
A DEAC possibilita jornadas extras de até 8 horas em folga, com limite de 10 diárias mensais por guarda. O investimento da Prefeitura será de aproximadamente R$ 240 mil. Atualmente, a corporação conta com 298 integrantes que atuam no patrulhamento, monitoramento e em grupamentos especializados.
“Vamos intensificar o policiamento preventivo, garantindo resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência”, destacou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
O evento contou com vereadores, representantes da Polícia Militar e autoridades municipais. O tenente coronel Evandro Clementino Mendes, chefe do Estado Maior do CPAM/12, representou a coronel Beatriz de Assis Basyos Morassi.
A Prefeitura tem reforçado o sistema de segurança pública com uma série de medidas, como a incorporação de 64 novos guardas civis municipais em março, a compra de uniformes e coletes balísticos (R$ 1,7 milhão), além do lançamento do aplicativo SOS Mulher Mogiana em agosto, que garante resposta imediata a mulheres com medidas protetivas.
Também foi reativada a base da GCM na praça Oswaldo Cruz, que passou a funcionar 24 horas por dia com atendimento e monitoramento da região central.
A população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153, disponível 24 horas no Centro de Operações Integradas (COI).