A partir deste mês, estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo começam a receber atendimento oftalmológico gratuito nas próprias escolas, como parte do projeto “Ver e Aprender”, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) em parceria com a ONG Renovatio. O programa visa identificar e corrigir problemas de visão. A expectativa é atender até 113 mil estudantes na fase inicial.
A ação inclui triagem, consultas oftalmológicas e entrega gratuita de óculos para alunos com prescrição, sem custo algum para as famílias. O projeto será lançado em caráter piloto em 157 escolas nas Unidades Regionais de Ensino Centro Sul e Leste 1, ambas na capital paulista. Após avaliação dos resultados, o modelo deve ser expandido para outras regiões do estado.
Atendimento dentro da escola
O modelo operacional do “Ver e Aprender” é centrado no ambiente escolar, com o objetivo de reduzir barreiras de acesso e aumentar a adesão das famílias. Após autorização dos responsáveis, os alunos passam por uma triagem visual. Se necessário, são encaminhados para consulta com oftalmologista na própria escola. Em casos de prescrição, os óculos são produzidos, ajustados e entregues no local.
A execução técnica do projeto ficará a cargo da ONG Renovatio, que realiza ações semelhantes em outras regiões do país. A governança é compartilhada entre a Secretaria-Executiva e a Subsecretaria de Gestão Corporativa da Seduc-SP, com pontos focais nas Unidades Regionais de Ensino e um canal direto de suporte às escolas participantes.
Investimento público e emenda parlamentar
O investimento previsto para a fase piloto do projeto é de R$ 7.079.720,00. Desse total, R$ 4,57 milhões são oriundos do orçamento estadual, via Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares, e R$ 2,5 milhões correspondem a uma emenda parlamentar por meio da plataforma federal +Brasil.
A parceria com a Renovatio também garante a logística e produção dos óculos com padrões de qualidade e cláusulas de desempenho (SLAs), além de garantia de reposição, quando necessário.
Avaliação de impacto
A Seduc-SP irá monitorar o desempenho do projeto com base em indicadores como número de triagens, consultas e óculos entregues, além do tempo entre cada etapa. Também serão analisados dados sobre frequência escolar, participação em sala e fluência em leitura, quando disponíveis.
A adesão das famílias é vista como um dos principais desafios da iniciativa. Para contornar esse obstáculo, a secretaria aposta em comunicação ativa e na simplificação do processo de consentimento.
“Ver melhor é aprender melhor. Esse projeto é mais um passo concreto para garantir equidade e inclusão no ambiente escolar”, informa o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva.
Início das ações
O “Ver e Aprender” foi formalizado em cerimônia realizada na última sexta-feira (29), com a assinatura do Termo de Colaboração entre Seduc-SP e Renovatio. As visitas técnicas às unidades começam nesta quarta-feira (3) e seguem até sexta-feira (5). Já as triagens visuais devem ter início em 8 de setembro.