A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) conquistou reconhecimento nacional com o Prêmio de Eficiência Tributária, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao “Acordo Paulista e os novos instrumentos de gestão e cobrança da dívida ativa estadual”.
A premiação reforça a relevância das iniciativas da PGE-SP, que tem transformado a forma como o Estado conduz a recuperação de créditos inscritos em dívida ativa, com foco em eficiência, diálogo com os contribuintes e justiça fiscal.
O prêmio reconhece o impacto positivo das diversas medidas administrativas realizadas PGE-SP nos últimos anos, tanto na arrecadação quanto na desjudicialização, ao incentivar inclusive soluções consensuais entre o Estado e os devedores. A experiência paulista tem sido referência para outras administrações públicas e modelo de modernização da gestão fiscal.
Além do Acordo Paulista, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisou o novo modelo de cobrança da dívida ativa estadual, com os novos institutos de ajuizamento seletivo de execuções fiscais e averbação pré-executória, a especialização dos núcleos de cobrança e defesa do crédito tributário, os acordos de cooperação técnica celebrados entre a PGE-SP e outros órgãos parceiros, o compartilhamento de informações fiscais com a Sefaz/SP, bem com a criação e implantação da ferramenta de Business Intelligence no Contencioso Tributário-Fiscal.
A Procuradora Geral do Estado, Inês Coimbra, celebrou o reconhecimento: “O Acordo Paulista demonstra que é possível aliar eficiência na recuperação de receitas com respeito ao contribuinte e ao interesse público. Esse prêmio valoriza o trabalho técnico da nossa equipe e nos estimula a seguir inovando na gestão da dívida ativa.”
“Esse prêmio vem em boa hora, a comprovar que a PGE/SP está na direção certa com o seu novo modelo de gestão e cobrança da dívida ativa estadual. Um projeto idealizado e executado por centenas de procuradores e servidores públicos em prol de toda a sociedade”, destaca Danilo Barth Pires, Subprocurador Geral do Estado – Contencioso Tributário-Fiscal.
O programa Acordo Paulista, que promove a regularização de débitos inscritos em dívida ativa, já viabilizou a renegociação de R$ 58,8 bilhões desde o início de vigência da Lei nº 17.843/2023. O próximo edital, a ser lançado no mês de setembro, contemplará débitos inscritos em dívida ativa de ICMS, IPVA, ITCMD e multas Procon.
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nublado