O Ministério de Portos e Aeroportos esteve presente durante a 2ª reunião do Fórum permanente dos trabalhadores aquaviários, na cidade do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (28). No evento, foram debatidas iniciativas para o incentivo à formação dos profissionais da área, qualificação e preparação para o crescimento do setor, com foco nas mudanças atuais e futuras. A pauta da transição energética e medidas de descarbonização também foram temas centrais do encontro. Na abertura do evento, que ocorreu na sede do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), o Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, também coordenador do Fórum, falou sobre o fórum como espaço fundamental para o desenvolvimento do setor no país.
“O Fórum tem uma importância estratégica por se consolidar como um espaço permanente de escuta ativa e construção coletiva de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor aquaviário, sempre com foco na valorização dos trabalhadores. Nosso compromisso, enquanto Ministério de Portos e Aeroportos, é garantir o fortalecimento e o desenvolvimento do transporte aquaviário brasileiro, assegurando também uma transição justa diante das transformações que o setor enfrenta e ainda vai enfrentar,” afirmou Antunes.
Para o diretor de Navegação e Fomento, Otto Luiz Burlier, também presente no Fórum, ter esse espaço de diálogo, em reuniões itinerantes, envolvendo diversos atores, é fundamental para manter os trabalhadores preparados para acompanhar e enfrentar as grandes transformações do setor marítimo. “O foco é discutir temas relevantes para os trabalhadores aquaviários, com ênfase nos impactos das transformações no setor, na qualificação profissional e na preparação da categoria para os desafios do crescimento e das mudanças atuais e futuras.”
Burlier também abordou a Portaria de Embarcações Sustentáveis do programa BR do Mar. Segundo ele, a previsão de publicação é durante a COP30 e a portaria, conjunta com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) será disponibilizada para consulta pública já no mês de setembro. "Ela vai contemplar dois eixos principais, o social e o ambiental, com requisitos obrigatórios, prioritários e desejáveis para a caracterização de uma embarcação sustentável.
A próxima reunião do Fórum será realizada no final de novembro deste ano, na cidade de Belém, no Pará.
Transição energética
Dentre os participantes, a Marinha do Brasil apresentou sua estrutura de formação e capacitação de aquaviários, composta por 71 órgãos de execução e dois centros de instrução e capacitação, responsáveis pela qualificação profissional no setor. A Petrobras apresentou o seu Programa Autonomia e Renda, com o objetivo de contribuir para a criação de um programa de capacitação de aquaviários.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) expôs o Estudo da Coalizão de Transporte para a Descarbonização, com destaque para a elaboração feita com base na NDC brasileira (Contribuição Nacionalmente Determinada na sigla em inglês), que determina cenários de redução de emissões de gases de efeito estufa e tem como finalidade subsidiar a formulação de políticas públicas sustentáveis.
A vice-presidente do Syndarma, Lilian de Carvalho Schaefer, realizou apresentação institucional ressaltando a relevância do setor na transição energética, destacando que as medidas de descarbonização devem estar alinhadas às características da navegação de apoio marítimo. Ela enfatizou que o Brasil possui uma das maiores frotas mundiais nesse segmento, o que reforça a necessidade de profissionais marítimos qualificados para atender à demanda.
Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) apresentou suas ações voltadas à promoção de uma transição energética justa para os trabalhadores, defendendo a inclusão das pautas dos sindicatos nas NDCs. Reiterou, ainda, a preocupação com o financiamento do ensino profissional marítimo, destacando a necessidade de garantir a aplicação integral dos recursos destinados à área.
Participação feminina
A Conttmaf abordou a crescente participação feminina no setor marítimo brasileiro. A entidade destacou que as primeiras turmas com presença feminina no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) foram iniciadas em 1997. Em 2025, as mulheres já ocupam 35% das vagas dessas turmas. Além disso, há uma presença cada vez maior de mulheres em cargos de comando e chefia.
Atualmente, o Brasil registra 13% de participação feminina no setor, índice bastante superior à média mundial de apenas 2%, o que posiciona o país como uma referência internacional em inclusão de gênero na área marítima.
No próximo mês de outubro, o Ministério de Portos e Aeroportos vai realizar o evento Navegue +Brasil, que contará com diversas categorias de premiação, entre elas a de equidade de gênero, que tem como objetivo reconhecer empresas que promovem a igualdade entre homens e mulheres no setor marítimo.
Espaço de diálogo
O Fórum Permanente para discussão de Políticas Públicas para os Trabalhadores Aquaviários foi instituído em março deste ano pelo Ministério de Portos e Aeroportos. A iniciativa visa promover o diálogo entre governo e trabalhadores do setor aquaviário para fortalecer a formação e capacitação da categoria, e faz parte de uma estratégia mais ampla do Ministério de abertura de diálogo e valorização da classe trabalhadora.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nublado