A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou uma consulta pública para ouvir os frequentadores do Parque Centenário da Imigração Japonesa sobre melhorias no espaço, que é referência em lazer e contato com a natureza na cidade e em toda a região do Alto Tietê. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.
O parque, que completa 18 anos de funcionamento em 2026, passará por adequações estruturais e reformas em áreas de grande uso público, como os banheiros. Para garantir a participação popular, cartazes com QR Code foram espalhados desde sexta-feira (30/01) em pontos estratégicos do local, permitindo o acesso direto ao questionário. A pesquisa também pode ser respondida pela internet e ficará disponível até o dia 22 de fevereiro.
O formulário é simples e questiona os participantes sobre quais melhorias consideram prioritárias para o Parque Centenário, além de solicitar a faixa etária do respondente. De forma opcional, o frequentador pode informar o número de WhatsApp e autorizar contato da secretaria exclusivamente para esclarecimentos ou retorno sobre a sugestão enviada.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, os dados coletados serão tabulados e utilizados como base para a definição das intervenções. “O Parque Centenário vai passar por uma reforma e queremos que as pessoas que frequentam o local apontem o que consideram prioritário. A prefeita Mara Bertaiolli tem uma atenção especial com o meio ambiente e com os espaços públicos de convivência, e vamos trabalhar para que a revitalização reflita o desejo da maioria”, afirmou.
O projeto de melhorias será elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, comandada pelo arquiteto João Francisco Chavedar, responsável pelo projeto original do parque, inaugurado em 2008. As ações também estão alinhadas às comemorações dos 20 anos do Parque Centenário e aos 120 anos da Imigração Japonesa no Brasil, previstos para 2028.
Com uma área de 215 mil metros quadrados, inserido na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, o Parque Centenário abriga quatro lagos e um museu dedicado à história da imigração japonesa, além de elementos arquitetônicos inspirados na cultura oriental, como o Torii, espaços para Bon Odori e pontes ornamentais. O local também conta com quadras esportivas, trilhas, pista de caminhada, playground, quiosques, churrasqueiras, sanitários e bebedouros.
Paralelamente à consulta pública, o parque vem recebendo melhorias de manutenção desde o final do ano passado, incluindo troca de areia, reparos em pontes ornamentais, banheiros, brinquedos, poda de árvores e limpeza das trilhas. Desde 13 de janeiro, o horário de funcionamento foi ampliado, com abertura às 6h e fechamento às 18h, para atender principalmente os praticantes de atividades físicas.
Os Parques Centenário e Leon Feffer funcionam de terça-feira a domingo e permanecem fechados às segundas-feiras para manutenção e zeladoria, medida que, segundo a Prefeitura, contribuiu significativamente para a conservação dos espaços.
Acordo Mogiano Prefeitura prorroga até 31 de março prazo para negociar dívidas pelo Acordo Mogiano
Saneamento Rural Mogi das Cruzes discute implantação de Programa de Saneamento Rural
Nova Lei Prefeita Mara Bertaiolli lança nova Lei de Incentivo ao Desporto e empossa Conselho Municipal
UNICAFISIO Prefeita Mara Bertaiolli realiza visita técnica à obra de reforma da UNICAFISIO Braz Cubas
Curso de Trança Inscrições estão abertas para curso de tranças na Incubadora Social
Cata-Tranqueira Operação Cata-Tranqueira atenderá neste sábado 15 bairros às margens da Via Perimetral Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas