Crianças atendidas pelo Centro Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente (CMPCA) de Campinas realizaram nesta quarta-feira (21) uma visita ao restaurante Bom Prato da cidade, programa do Governo de São Paulo que tem como objetivo oferecer refeições saudáveis a um custo acessível para a população em situação de vulnerabilidade social.
A atividade educativa desta quarta aconteceu a pedido das crianças, que desejava conhecer o funcionamento da unidade durante as férias escolares. O pedido chegou em forma de cartinhas, lembranças e muito afeto. Algumas delas traziam desenhos feitos pelas próprias meninas e meninos, que responderam à pergunta: por que você quer ir ao Bom Prato?
Utilizando toucas de proteção, as crianças conheceram a cozinha do Bom Prato. A nutricionista Thaís Fernandes Moreira explicou os procedimentos adotados na preparação dos alimentos e os cuidados relacionados à segurança alimentar. No horário do almoço, foi servido o cardápio do dia: feijoada. Ao final da visita guiada, o grupo ganhou sorvete.

A visita teve como objetivo aproximar as crianças de uma política pública presente no cotidiano da cidade, além de reforçar conteúdos pedagógicos relacionados à alimentação saudável, cuidados pessoais, convivência social e cidadania.
O CMPCA é um serviço de acolhimento institucional que oferece proteção provisória a crianças e adolescentes, garantindo cuidado e convivência familiar e comunitária, além de atuar junto às famílias para fortalecer vínculos e apoiar o retorno ao convívio familiar sempre que possível.
Atualmente, o Programa Bom Prato conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 45 caminhões, que atendem em 49 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 124 localidades em 42 municípios. Somente nesta gestão, foram entregues 23 novas unidades, sendo 19 caminhões do BPM e quatro refeitórios.
A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando a oferta de comida acessível e nutritiva à comunidade. As refeições são balanceadas e oferecem além do arroz e do feijão, uma salada, uma proteína e uma fruta, ao preço simbólico de R$ 1.
Em alguns pontos de atendimento também são servidos o jantar (ao mesmo preço do almoço), e o café da manhã, adquirido por R$ 0,50.
Os endereços podem ser consultados na página do programa, no link https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/sec_desenvolv_social/programas%20estaduais/bom%20prato
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (22), em SP: tempo firme predomina
Portos e Aeroportos Editais do primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados
São Paulo Governo de SP entrega 355 unidades habitacionais na região de Sorocaba
São Paulo Governo de SP disponibiliza ajuda humanitária aos municípios de Peruíbe e Itapecerica da Serra
Portos e Aeroportos Editais dos primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados
São Paulo Polícia de SP prende mulher que usava cadeirinha de bebê para esconder peças de motos furtadas Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas