O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, representa o Governo do Estado nesta semana no Bett UK 2026, a semana global de educação que acontece em Londres até a próxima sexta-feira (23). Em mesa com o criador do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), Andreas Schleicher no Ministerial Symposium, Feder foi convidado a falar sobre a implantação e utilização das plataformas educacionais nas 5.000 escolas estaduais e pelos 3 milhões de alunos da rede.
“São Paulo é um exemplo incrível de salto tecnológico. Vocês mudaram o paradigma ao oferecer material digital de alta qualidade e práticas padronizadas”, afirmou Schleicher antes da fala de Feder no simpósio.

Durante sua explanação, Feder destacou o tamanho da rede estadual de ensino, com mais de 1 milhão de aulas por dia. “Minha grande questão era: como apoiar nossos professores? Entre as ações, quando um professor termina uma aula, ele aperta um botão e os alunos recebem a lição de casa automaticamente e esse professor recebe um relatório de quem fez essa lição e o que cada um acertou. Além disso, oferecemos apoio aos professores, com treinamentos on-line e ao vivo, por meio de vídeo com formadores”.
Feder destacou ainda o trabalho de toda a rede para ampliar a frequência escolar: “Há três anos, 22 em cada 100 alunos faltavam diariamente. Reduzimos esse número para 11. Monitoramos isso todos os dias”.
O uso de IA nas aulas também foi abordado durante a mesa com o criador do Pisa. “Aplicamos a IA em casos de sucesso. Na redação, IA apoia os professores na correção, instantemente. Antes, as crianças não escreviam tanto. Imaginem 3 milhões de alunos escrevendo, é muito difícil para os professores corrigirem tudo sozinhos. Estamos fazendo isso há dois anos, e com sucesso”, aponta o secretário da Educação.
Além de Feder, participam do Ministerial Symposium: Kristina Kallas, ministra da Educação e Pesquisa da Estônia, Ryan Donaghy, vice-ministro de Educação de New Brunswick (Canadá), Haruna Iddrisu, ministro da Educação de Gana e Lina Bankert, diretora e sócia da BCG.
Os 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino encerraram o ano letivo de 2025 com 2,5 bilhões de atividades concluídas nas plataformas da Seduc-SP. Entre essas plataformas estão: TarefaSP, Redação Paulista, SPeak, a premiada internacionalmente Matific (que recebeu o prêmio “Grandes Empresas” da primeira edição do Global EdTech Prize).
No ano letivo de 2026, a Educação vai implantar a tecnologia OCR (Optical Character Recognition — reconhecimento óptico de caracteres) como apoio à produção de redações na rede estadual. A ferramenta permitirá a digitalização de textos manuscritos, convertendo a escrita cursiva dos estudantes em conteúdo digital.
Com o uso do OCR, professores poderão fotografar as redações escritas à mão, e o sistema fará automaticamente a conversão do texto, agilizando o processo de leitura, correção e devolutiva pedagógica. A tecnologia tem como objetivo otimizar o trabalho docente e fortalecer o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
O recurso foi testado em projeto-piloto no segundo semestre de 2025, envolvendo 79,8 mil estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 115 escolas da capital e da região metropolitana.
A Bett (British Educational Training and Technology Show) é reconhecida como a maior série global de eventos de tecnologia educacional e reúne educadores, líderes de tecnologia e representantes públicos em encontros sobre inovação na educação. O evento também acontece em São Paulo. Neste ano, a semana está prevista para o mês de maio.
São Paulo Sabesp inicia obra para interligar Billings e Sistema Alto Tietê e aumentar oferta de água para a Grande SP
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos abre consulta pública para aprimorar sistema de embarque biométrico
São Paulo Governo de SP amplia rede de atendimento veterinário na região de Registro
São Paulo Governo de SP anuncia cidades parceiras do programa Pontos MIS para o ano de 2026
São Paulo Agenda Viva SP traz programação de aniversário de São Paulo e de Santos
São Paulo Agro paulista exporta US$ 4,14 bilhões para a União Europeia em 2025 Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas