A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) lança nesta terça-feira (20) o programa de Formação de Gestores para o Fortalecimento da Governança Regional do Sistema Único de Saúde (SUS) paulista, iniciativa que prevê a capacitação de mais de mil gestores e lideranças regionais em todo o estado. O programa é um desdobramento do projeto de Regionalização da Saúde e tem como objetivo qualificar gestores e atores estratégicos das Redes Regionais de Atenção à Saúde.
“Uma saúde pública forte exige gestores preparados, capazes de dialogar, planejar de forma integrada e tomar decisões responsáveis. O Programa de Formação de Gestores fortalece esse caminho e contribui para a construção de um SUS mais humano, eficiente e alinhado às realidades regionais de São Paulo”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
O lançamento marca também a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Regional de Saúde, desenvolvido em parceria com o Einstein Hospital Israelita, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A ação é realizada pela SES-SP e com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O evento acontece das 17h às 19h, no Auditório Camilla Bueno do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman na capital paulista, com transmissão ao vivo, que pode ser acessada pelo link .
Durante a solenidade, será apresentada a estrutura do curso de pós-graduação lato sensu, voltado à qualificação de gestores para atuação estratégica na organização regional da saúde. A programação inclui ainda uma aula magna ministrada pelo professor Carlos Ari Sundfeld, especialista em Direito Público e Políticas de Saúde.
“Desde 2023, o Estado de São Paulo vem construindo, de forma conjunta com os municípios, um processo sólido de fortalecimento da governança interfederativa da saúde. As oficinas macrorregionais se consolidaram como espaços estratégicos de diálogo e organização regional da rede de atenção, e o curso de especialização nasce justamente para aprofundar esse trabalho, qualificando gestores para transformar esse planejamento em ações concretas”, afirma o coordenador do Programa de Regionalização da SES-SP e consultor da OPAS, Renilson Rehem, referência nacional em gestão pública e políticas de saúde.
Desenvolvido em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo tem como objetivo reduzir desigualdades regionais, aumentar a eficiência do gasto público e ampliar a oferta de serviços de saúde. A iniciativa também busca diminuir filas de espera e reduzir a distância que a população precisa percorrer para acessar atendimentos e tratamentos.
O programa envolve os 645 municípios paulistas, com foco na organização regional dos serviços de saúde e na qualificação da gestão. Como parte dessa estratégia, foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para o fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo, reforçando o compromisso conjunto com a integração e a melhoria do atendimento à população.
Entre as inovações criadas pelo programa, destaca-se a criação da Tabela SUS Paulista, que complementa os valores da tabela nacional e viabiliza a expansão da oferta de serviços nas Santas Casas e instituições filantrópicas, além do IGM (Incentivo à Gestão Municipal) SUS Paulista, direcionado aos municípios, ambos com aporte do tesouro estadual para o fortalecimento do SUS no estado.
São Paulo “Vacina do Butantan contra a dengue é grande contribuição de SP para a saúde pública”, afirma Eleuses Paiva
Portos e Aeroportos Após enchentes, hidrovia da Lagoa dos Patos ganha espaço no escoamento de celulose no Rio Grande do Sul
São Paulo Irmãos suspeitos de receptação de celulares furtados são detidos pela Polícia Civil
São Paulo Defesa Civil de São Paulo renova alerta para chuvas intensas e mobiliza Gabinete de Crise nos dias mais críticos
São Paulo Previsão do tempo para sábado (17), em SP: sensação de abafamento
São Paulo Governo de SP intensifica vacinação contra sarampo e febre amarela em profissionais do transporte público Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 26°
ChuvaMín. 17° Máx. 23°
Chuva