A movimentação de cargas nos portos brasileiros bateu recorde e cresceu4,97%de janeiro a novembro de 2025, com 1,28 bilhão de toneladas nos 11 meses do ano passado, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos, com base nos dados estatísticos de novembro da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Mantendo-se essa trajetória de crescimento, estima-se que o movimento nos portos do país, tanto para exportação quanto para importação, tenha encerrado o ano de 2025 acima de 1,34 bilhão de toneladas.
“Nos três últimos anos, estamos batendo recorde sobre recorde em movimentação de cargas nos portos brasileiros, resultado do programa de modernização da infraestrutura portuária e dos investimentos públicos e privados. Confirmada essa expectativa de crescimento, vamos para mais um ano de ampliação da capacidade de movimentação e de eficiência na operações dos portos brasileiros”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos,Silvio Costa Filho.
"Confirmada essa expectativa de crescimento, vamos para mais um ano de ampliação da capacidade de movimentação e de eficiência na operações dos portos brasileiros”Silvio Costa Filho
Para o diretor-geral da Antaq,Frederico Dias, os números são frutos de investimentos no setor e de políticas regulatórias eficientes. "Os resultados positivos demonstram a resiliência do setor aquaviário às diversas circunstâncias econômicas e geopolíticas e mostram que a regulação promovida pela Antaq fornece não apenas a estabilidade necessária aos investimentos, mas também induz o desenvolvimento. Como tenho dito, quando o setor vai bem, isso significa que a Agência está desempenhando adequadamente o seu papel", destacou.
Considerando apenas os dados do mês de novembro de 2025, o crescimento foi ainda maior, de 14,5%, com movimentação de 118,2 milhões de toneladas.
Nosportos públicos, o crescimento em novembro foi de 17%, com 42,1 milhões de toneladas movimentadas. O destaque foi para o Porto de Paranaguá (PR), com 5,9 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 44,3%. Já nosportos autorizados, a movimentação foi de 76,1 milhões, com crescimento de 13,1%. A maior alta, de 55,7%, foi registrada no Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), com 6,3 milhões de toneladas.
De acordo com o levantamento, a navegação de longo curso, cresceu 13%, com 85,7 milhões de toneladas, enquanto a cabotagem subiu 11,87%, com 26,2 milhões de toneladas. A navegação interior teve alta de 59,28%, com 6,2 milhões. A movimentação de contêineres cresceu 7,18% em novembro, com 13,8 milhões de toneladas. Em relação às mercadorias, os destaques foram para a movimentação de trigo, soja e milho.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Entenda como ações simples do dia a dia podem ajudar a economizar centenas de litros de água
São Paulo SP amplia acolhimento e prevenção à dependência química com novo complexo de Casas Terapêuticas na capital
São Paulo Governo de SP inicia consulta pública sobre investimentos para segurança hídrica dentro de pacote de R$ 25 bi
Portos e Aeroportos Com terminais modernizados, cruzeiros movimentam a costa brasileira na temporada 2025/2026
São Paulo Governo de SP mobiliza campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela com ações no metrô e shoppings
São Paulo Previsão do tempo para sábado (10), em SP: dia típico de verão Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 16° Máx. 33°
ChuvaMín. 17° Máx. 33°
Chuvas esparsas