O Governo de São Paulo entregou nesta quinta-feira (8) as chaves de 54 apartamentos viabilizados pelo programa Casa Paulista em Vinhedo, na região de Campinas. O Conjunto Habitacional Vinhedo G contou com aporte estadual de R$ 16,2 milhões e foi viabilizado pela parceria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CDHU com a prefeitura, que doou o terreno.
A CDHU foi responsável pela contratação da construtora e pela execução da infraestrutura, incluindo redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, drenagem, pavimentação, urbanização, iluminação pública e rede elétrica.
O governador em exercício Felicio Ramuth destacou a abrangência do programa habitacional do Estado de São Paulo. “Entregas como as unidades aqui em Vinhedo fazem parte deste programa que já entregou 80 mil casas e apartamentos. Nesse momento, são 105 mil unidades em construção por meio das várias modalidades que o Governo de São Paulo oferece para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Os apartamentos têm 59 m² de área privativa, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Há unidades de 60 m² adaptadas para pessoas com deficiência.
Os imóveis têm piso e rodapé cerâmicos em todos os cômodos e azulejos na cozinha, no banheiro e na lavanderia. Os prédios contam com cobertura metálica, telhado em fibrocimento e energia fotovoltaica nas áreas comuns. O condomínio dispõe de playground, salão de festas com cozinha, estacionamento e paisagismo.
A seleção das famílias foi realizada por meio de sorteio eletrônico, em setembro de 2025, com transmissão ao vivo pela internet e auditoria de empresa externa, garantindo transparência em todas as etapas. Cerca de 83% das famílias contempladas têm renda de até cinco salários mínimos.
O financiamento segue as diretrizes da nova Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. As prestações são calculadas conforme a renda familiar, com duas possibilidades: comprometimento de 20% dos rendimentos, com parcelas corrigidas apenas pela inflação (IPCA); ou comprometimento de 30% da renda, com parcelas fixas, sem qualquer tipo de reajuste durante todo o prazo do financiamento. A menor parcela é de R$ 303,60.
Durante a passagem por Vinhedo, Felicio Ramuth visitou o Serviço de Acolhimento Terapêutico Híbrido Masculino, dedicado a maiores de idade com histórico de uso de substâncias psicoativas.
Mantido pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Reencontro, o serviço integra a rede de Política Estadual sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e oferece cuidado integral e acompanhamento para homens em situação de dependência de substâncias psicoativas. O atendimento é focado na convivência, reinserção social e resgate da autonomia.
O modelo híbrido combina acolhimento comunitário, em uma primeira fase, e depois, o acolhimento residencial temporário, com atenção terapêutica continuada, respeitando a individualidade de cada usuário e promovendo a reconstrução de vínculos sociais, comunitários e familiares.
O serviço conta com 19 unidades que oferecem um total de 828 vagas, sendo duas unidades femininas, com 72 vagas, e 17 masculinas, com 756 vagas. Desde 2023, essa modalidade de serviço já fez 422 acolhimentos.
São Paulo Radar Anticorrupção: pesquisa do Governo de SP mostra os valores mais importantes dos agentes públicos
São Paulo Volta às aulas: Ipem-SP orienta sobre os riscos da compra de artigo escolar sem certificação
São Paulo IPVA 2026: veja como pagar o imposto no estado de São Paulo
São Paulo Defesa Civil alerta para aproximação de frente fria e chuva isolada no estado de SP no fim de semana
São Paulo Carreta do Museu Catavento percorre interior de SP nas férias levando ciência e cultura
São Paulo Com obras em oito linhas de metrô e trem, Governo de SP viabiliza expansão inédita do transporte sob trilhos Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 16° Máx. 33°
ChuvaMín. 17° Máx. 33°
Chuvas esparsas