O Museu da Inclusão, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), surge como uma excelente opção de passeio cultural, gratuito e acessível na cidade de São Paulo. Localizado dentro do Memorial da América Latina, na Barra Funda, o museu é dedicado à preservação da história e da luta das pessoas com deficiência, reunindo exposições interativas, experiências sensoriais e conteúdos educativos que valorizam a inclusão e os direitos humanos.
O espaço, projetado desde sua concepção para garantir plena acessibilidade, conta com piso tátil, recursos em Libras, audiodescrição, legendas, rampas adequadas e materiais multissensoriais. Além disso, o Museu da Inclusão é reconhecido por sua atuação pioneira no ambiente digital, sendo o primeiro museu do país a receber o Selo de Acessibilidade Digital em seu portal on-line.
Durante as férias, o destaque da programação é a exposição “CPB 30 Anos — O Brasil que Inspira o Mundo”, inaugurada em 17 de novembro de 2025. A mostra celebra as três décadas de história do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e apresenta um amplo panorama da evolução do paradesporto no país, revelando os esforços, as políticas públicas e as estruturas que permitiram ao Brasil se tornar uma potência mundial no esporte paralímpico.
A exposição reúne mais de 50 peças históricas e raras, incluindo a tocha paralímpica, medalhas marcantes, mascotes dos Jogos de 2016, uniformes, fotografias e documentos originais. Em diferentes linhas do tempo, o público acompanha os principais feitos do Comitê e a trajetória do Brasil nos Jogos Paralímpicos, desde os primeiros registros até as conquistas mais recentes — incluindo a inédita 5ª colocação do país nas Paralimpíadas de Paris 2024, impulsionada pelos atletas do Time São Paulo Paralímpico, responsáveis por 40% das medalhas brasileiras.
Além disso, os visitantes irão conhecer histórias transformadoras de atletas, como Sabrina Custódia, Mariana D’Andrea, Jerusa Geber, Beth Gomes, Maciel Santos e Harlley Arruda.
“Celebrar os 30 anos do CPB é reconhecer o quanto o esporte paralímpico transformou a história das pessoas com deficiência no Brasil. Cada medalha, cada marca quebrada e cada nova participação internacional refletem não apenas talento, mas também políticas públicas consistentes e o compromisso coletivo com a inclusão. Esta exposição é um convite para que a sociedade veja, de perto, o que acontece quando oportunidade, dedicação e acessibilidade caminham juntas.”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
São Paulo Centro de Integração da Cidadania de Jundiaí faz seleção para 100 vagas para empresa de logística
São Paulo USP lança curso de aperfeiçoamento em gestão de esporte paralímpico em parceria com Governo de SP
São Paulo Governo de SP lança chamada para projetos aplicados ao turismo
São Paulo USP tem inscrições para processo seletivo de medalhistas de olimpíadas do conhecimento
São Paulo Governo de SP abre inscrições para a primeira edição do Programa de Promoção Internacional do Café Paulista
Geral Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 10 milhões Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 34°
Chuvas esparsas