O projeto do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, avançou com a autorização para o início das obras no Trecho 2, após decisão da Justiça Federal, no último dia 19 de dezembro, que permitiu a retomada do empreendimento. A medida ocorre após a validação do licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Resultado de mais de 15 anos de estudos técnicos, análises ambientais e articulação institucional, o empreendimento é conduzido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e integra a carteira de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. A iniciativa vem para fortalecer a navegação interior, ao ampliar a eficiência logística e gerar ganhos econômicos e sociais para a população da região.
Localizado em um trecho estratégico do rio Tocantins, no Pará, o Pedral do Lourenço concentra historicamente a principal limitação à navegação contínua da hidrovia Tocantins-Araguaia. A melhoria das condições nesse ponto permitirá ampliar a regularidade da navegação ao longo do ano, aumentar a segurança operacional e oferecer maior previsibilidade ao transporte hidroviário.
Com cerca de 1.700 quilômetros de extensão, a hidrovia conecta áreas produtoras do Norte e do Centro-Oeste ao Porto de Vila do Conde (PA), desempenhando papel fundamental na integração regional. A superação desse gargalo amplia a capacidade de escoamento da produção, contribui para a redução dos custos logísticos e fortalece a competitividade das cadeias produtivas, com impactos positivos na economia local e regional.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o avanço do projeto reflete uma política pública estruturada e orientada para resultados. “Estamos executando uma política nacional de hidrovias com visão estratégica, planejamento e respeito aos marcos ambientais. O avanço do Pedral do Lourenço representa um ganho estrutural para a logística do país e para o desenvolvimento regional”, afirmou.
Eficiência logística e sustentabilidade
A navegação interior se consolida como um modal estratégico ao combinar eficiência logística, menor custo e ganhos ambientais. O transporte hidroviário contribui para a redução do custo das mercadorias e para uma logística mais sustentável e acessível à população.
Para o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Luiz Burlier, o fortalecimento da navegação interior gera efeitos diretos no cotidiano das famílias e no abastecimento dos municípios. “Quando reduzimos o custo do transporte, esse ganho se reflete no preço final dos produtos, no abastecimento das cidades e na melhoria da qualidade de vida da população. O Pedral do Lourenço faz parte de uma política pública que busca tornar a logística mais eficiente e acessível para quem vive e produz ao longo do rio Tocantins”, concluiu.
Impacto para a população da região
Com o avanço do projeto, além da melhoria das condições de navegação, a região passa a contar com ações de cuidado socioambiental, diálogo permanente com comunidades ribeirinhas e a construção de soluções mais adequadas à realidade local, assegurando que os benefícios da hidrovia alcancem quem vive e depende do rio Tocantins.
Ao fortalecer a circulação de cargas e mercadorias, o empreendimento contribui para apoiar municípios ribeirinhos, estimular economias locais e ampliar oportunidades produtivas ao longo da hidrovia. Dessa forma, a navegação interior se consolida como instrumento de desenvolvimento regional sustentável e de melhoria da qualidade de vida da população.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
São Paulo Operação Verão Integrada: 150 drones monitoram o litoral para garantir a segurança dos banhistas
São Paulo SP realiza 1,3 milhão de cirurgias eletivas em 2025, maior número da história do SUS paulista
São Paulo Todas as linhas do Metrô de SP funcionarão 24 horas entre sábado (27) e domingo (28)
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 27 e 28 de dezembro
São Paulo Vida Longa: SP beneficia 1,5 mil pessoas com mais de 800 unidades entregues e em implantação
São Paulo Polícia de SP apreende mais de 600 kg de drogas por dia em SP e prejuízo ao crime chega a R$ 3 bilhões Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 36°
ChuvaMín. 19° Máx. 36°
Chuva