O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que autoriza policiais legislativos de assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal a portarem armas de fogo. O texto foi publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União .
A nova lei altera o Estatuto do Desarmamento , de 2003, que já concede o porte de arma aos policiais legislativos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
No entanto, o presidente Lula vetou dois dispositivos do projeto que dispensavam os policiais de comprovar idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, como previsto no Estatuto.
De acordo com a mensagem de veto, essa dispensa representaria “flexibilização significativa do sistema normativo, retiraria garantias essenciais para o manuseio seguro de armas de fogo, com risco à política nacional de controle de armas e à segurança pública, e configuraria, ainda, violação ao disposto no art. 6º da Constituição, que consagra a segurança como direito social”.
São Paulo Caminho da Capacitação abre inscrições para primeiro ciclo de 2026 na Grande São Paulo
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
São Paulo Tabela SUS Paulista melhora financiamento da saúde em SP e amplia atendimentos; investimento supera R$ 8 bilhões
Portos e Aeroportos MPor e Marinha do Brasil reforçam o acesso à saúde pública por meio das hidrovias na Amazônia
Geral PRF reforça fiscalização em rodovias federais na Operação Natal
São Paulo Maior seguro rural do país: em três anos, investimento para proteger o campo cresce 57% em SP Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 36°
Tempo limpo